Não mudamos ninguém

Às vezes temos a pretensão de mudar as pessoas. Ora por não concordamos com as suas visões e seus comportamentos, outrora porque vemos nelas a realização de desejos que também possuímos, mas que não ousamos concretizar por faltar-nos coragem, disposição ou oportunidade. Fato é que muitos tentam mudar as pessoas, moldá-las aos seus olhos, transformar o seu jeito de ser. A história da humanidade está repleta de exemplos. E as tentativas de encaixotar as pessoas sempre falharam, pois sempre existiram os “rebeldes” que, indispostos a abrir mão da própria liberdade, fizeram valer a sua verdade, a sua identidade e não se renderam às exigências de um mundo de conformados.

Então é inútil, além de problemático, tentar mudar alguém. Podemos causar o seu sofrimento, podemos fazer com que ele se sinta indigno, rejeitado, incapaz de ser aceito por aqueles que o cercam. Ou então podemos causar o nosso próprio sofrimento. Queremos tanto que alguém seja como idealizamos que nos frustramos dia após dia por sermos confrontados pelo fato de que essa mudança fica cada vez mais distante. Isso porque ninguém muda ninguém. Só mudamos se despertarmos para a nossa necessidade de mudança. Só mudamos se tivermos a consciência de que o nosso jeito ou as nossas atitudes estão nos fazendo algum mal. Caso contrário, se estivermos bem conosco mesmos, por que mudaremos? Por que cederemos às exigências de quem nos cobra? Muitos fingem ser como esperam deles por ainda não estarem tão satisfeitos em seu interior, mas distantes dos olhos vigiantes vivem a pseudoliberdade de serem quem são quando ninguém está olhando.

Então cobiçar mudar alguém é uma coisa ilusória, até egoísta, incapaz de agregar algo em nós mesmos.

“A única coisa que você pode mudar em uma pessoa é a forma de vê-la” (Autor Desconhecido)

Sendo impossível mudar aqueles que nos cercam, podemos mudar apenas uma coisa: a forma como os vemos. E perceba que estaremos mudando algo em nós. Porque é assim que a vida funciona. Ninguém muda ninguém. Mas se quisermos, podemos mudar a nós mesmos, podemos promover alguma transformação em nosso próprio pensar, agir, sentir, falar... Somos responsáveis apenas por nós de maneira que a transformação que queremos no mundo só pode partir da nossa própria existência.

Mude a forma como você olha para aqueles que o rodeiam. Não busque aquilo que você quer encontrar. Procure aquilo que está disponível a ser encontrado. Você pode até mesmo se surpreender. Talvez as pessoas não falem o que você queira ouvir, nem pensem o que você considera que seria o certo a se pensar. Mas se você adotar um olhar curioso a elas, ao invés de um olhar tremendamente diretivo e julgador, poderá ter a chance de entender que a forma como elas vivenciam a própria vida também é interessante e, ainda que não mude completamente a sua forma de viver, pode agregar em algo e torná-lo mais flexível diante da vida. Não busque encaixotar as pessoas. Nem tente moldá-las à sua imagem e semelhança. Permita que elas o surpreendem. Talvez você conheça alguém que não poderia conhecer de outra forma senão deixando-o ser ele mesmo. E talvez essa descoberta seja tão incrível que mude a sua vida para sempre! Tudo porque a mudança partiu de você, do seu jeito de pensar, e não das outras pessoas que continuaram sendo elas mesmas, agora livres para oferecerem a você o melhor que poderiam.

(Texto de @Amilton.Jnior)