Ainda sobre irracionalidade e super personalização

A irracionalidade também se caracteriza por uma super-personalização da percepção e do raciocínio, isto é, uma sobreposição ou auto-projeção de aspectos pessoais sobre abordagens ou processos intelectuais, tal como a personalidade e as circunstâncias vividas pelo sujeito. Exatamente como distorcer certa realidade para que se adeque às próprias expectativas ou crenças, ao invés de analisá-la por ela mesma, aceitando-a mesmo que vá contra o que pensa ou deseja, uma demonstração inequívoca de imaturidade intelectual: arrogância e desonestidade intelectuais (o oposto de suas virtudes: humildade, objetividade e honestidade).

Uma observação problematizada e exemplificada sobre a experiência pessoal como fonte de evidências

Super personalizar é irracionalidade. No entanto, não é tudo sobre a experiência pessoal que, inevitavelmente, resulta em uma super personalização. Por isso que é importante diferenciar observações factuais e/ou sensatas, extraídas de experiência pessoal, daquelas que são uma sobreposição da própria situação circunstancial ou pessoal visando se passar como uma verdade extra subjetiva. Por exemplo, a crítica ao capitalismo, suas irregularidades ou injustiças, e o oposto ou sua defesa. Pois mesmo quando existe uma concordância entre crítica e situação social/pessoal, tal como de se encontrar em desvantagem sócio econômica e isso poder ser interpretado como uma sobreposição ou super personalização, ainda não significa que esse posicionamento perante o sistema capitalista esteja completamente equivocado, no sentido de tendencioso, justamente porque o capitalismo não sobrevive incólume a uma análise mais profunda. Já uma defesa acalorada ou acrítica ao mesmo e, apresentando concordância com situação pessoal, no sentido de encontrar-se em plena vantagem socioeconômica, mostra-se bem mais tendenciosa, não apenas por esse sistema não ser mais eficiente na promoção de justiça social e meritocracia, mas também porque deixa evidente que o sujeito deseja justificar a si mesmo, sua própria situação, ao invés de analisá-la de maneira mais imparcial e que, nesse caso, significa de problematizá-la. É o equivalente a um "homem livre" dizer que o sistema escravagista é justo. Então, novamente, não é sempre que uma concordância entre situação pessoal e ponto de vista se consistirá em uma super personalização ou irracionalidade.