É muito mas muito difícil ser verde

     Para ser verde tem que usar clorofila, não existem outros pigmentos verdes disponíveis na natureza. Supera-se a escassez de pigmentos verdes usando um que é mais abundante, o amarelo. Feito isso, basta misturar com o azul, mas a dificuldade em conseguir o verde reside em grande parte na falta da cor azul.

     Não existe um pigmento verdadeiramente azul na natureza, então tanto as plantas quanto os animais precisam realizar truques para parecerem azuis. Um desses truques é a coloração estrutural, um fenômeno surpreendente que ocorre quando a luz interage com estruturas microscópicas nas superfícies e nos mostra cores, apesar da ausência de pigmentos. No caso dos papagaios e dos sapos, essas microestruturas — nas penas ou na pele — apenas permitem refletir a luz azul que, quando combinada com o pigmento amarelo, faz com que pareçam verdes.

 

Fonte: BBC

LucianaFranKlin
Enviado por LucianaFranKlin em 26/10/2023
Código do texto: T7917337
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.