Temos que procurar evitar guerras. Assim exclamamos, mas, por onde começar?

Temos que procurar evitar guerras. Assim exclamamos, mas, por onde começar?

Essa cogitação é constante nos seres humanos, até mesmo, naqueles que fazem dela sua forma de vida. Sim, seja no momento lúcido do seu pensar, ou, no momento inconsciente dos seus sonhos, em que, seu espírito trava uma batalha com seu físico, então, não seria sensato começarmos pelo nosso eu; pois, todos os dias, por horas infinitas, estamos provocando, pactuando, criando alguma guerra, seja ela, verbalmente, gerticulamente, ou, com certeza mentalmente direcionada a algo, alguém ao redor, ou, à nós mesmos, afim de impormos meu/seu/nosso poder sobre os demais.

Porém,...

Conseguindo manter a paz dentro de nós, eliminando gradativamente cada porvir de pensamentos voláteis, esses causadores das inúmeras intrigas para nos sentir "bem", até quem sabe, trocar atitudes depreciativas por um simples estender da mão com o sadio intuito de sanar qualquer ato vil.

Assim,...

Guerras como as que os países arquitetam para tomar posse de um punhado de terras, o de acabar com culturas, ou, etnias de outros povos, por não aceitar a diferenças religiosas, e mais, por não respeitar-las, deixando de ser difundidas a curto, ou, a longo prazo transformando talvez o mundo, em um lugar mais evoluído, abrangentemente produtivo, um planeta em acensão.

Se perguntem o porque dessa atitude bélica onde sofrem pessoas comuns a você, com sonhos de viver mais um dia quem sabe, de poder sentar a beira do mar apenas para ouvir a canção entoada entre os recifes, até mesmo poder sentar com seus filhos doutrina-los sobre o amor ao próximo sem faíscas de um sentimento maldoso. Diga-me por favor seus Deus difere do seu vizinho, seus interesses partidários estarão sempre a direita da sua esquerda, mas, com sinceridade você acabaria com sua esquerda conseguindo viver sem? Não! Então, meu amigo um punhado de terra que, muitas vezes é esquecida, e, sem produtividade colocará seu ser mais senhor que o senhorio de uma taverna? E, sua etnia é tão superior a do outro por qual razão? Seu sangue é escarlate tao qual o meu. Ah! Meu caro, a diferença entre mim, e, você é até vai a nossa ignorância...

Talvez um dia, quando fomos capazes de evitar tais guerras interiores, certas guerras hoje, vistas a olho nu, serão evitadas com um simples gesto, como o de apertar as mãos, eliminando de cunho definitivo, o pavio aceso em direção a futuras pólvoras...

Texto: Temos que procurar evitar guerras. Assim exclamamos, mas, por onde começar?

Autor: Osvaldo Rocha Jr.

Data: 20/10/2023 às 22:40

Osvaldo Rocha Jr
Enviado por Osvaldo Rocha Jr em 20/10/2023
Código do texto: T7913313
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.