O MAL NÃO ESTÁ EM QUERER SER RICO!

 

“Mas ai de vos, ricos, porque já tendes a vossa consolação” (Lucas 6: 24)

E assim disse Jesus n’uma conhecida passagem do Evangelho

Pois bem, ond’estaria o “mal” n’alguém ao querer ... ser rico?

Ou a pergunta seria: desejar ser rico ou querer ter riqueza é um “mal”?

Darei [aqui] a minha modesta opinião sobre esta questão

E peço humildemente que o estimado leitor me acompanhe

Vamos lá, então, e venha comigo e juntos vamos examinar o assunto

 

 

O problema (ou o mal) não está em querer ser rico

De form’alguma

Mas, sim, em desejar e, portanto, pretender ser “mais rico ... que os outros”

A se compreender [aqui] que ninguém [que conduz sua vida desta forma]

aceita a ideia ... de “igualdade”

Oh! verdade seja dita

 

 

A vaidade pelo qu’em tal grau “narcisista” o é

(sem dizer o quanto é também orgulhoso), sufoca, pois, su’alma,

não aprovando “a condição coletiva de serem todos similares”

Ao que tal “rico” não quer que todos sejam “comuns”

Ou, n’outras palavras, de serem todos como ele: ricos

 

 

E, em se tratando de “vaidade” ou “narcisismo” não é que o “rico”

quer ser ... “o cara”

Não, na verdade ele quer ser ... “o único cara”

 

 

Pois, se todos se tornarem iguais (em condição financeira e de posse)

a quem ele provocará “inveja”

Oh! simplesmente ninguém terá “inveja” dele

 

 

Analise agora comigo:

Ninguém hoje precisa de um relógio

Já que praticamente todos possuem um celular

(que também lhe informa as horas)

 

 

Contudo, o nosso esnobe e arrogante rico “precisa” de um Rolex

E que possa estar bem visível em seu braço (ainda qu’esteja parado!)

Considerando que uma das coisas que [ele] mais gosta de fazer tem

um conhecido nome: “ostentação”

No “pavoneamento” e exibicionismo que tanto pratica

Ah! não chega a ser ridículo?

 

 

Contudo, não se trata de um vício específico de quem é rico

(Ou somente dele)

Pobre também faz dessas coisas

A que o torna talvez até mais cômico que o rico

 

 

Então, perceberam bem porque o “nosso ‘querido’ rico” [aqui estudado]

não quer que todos sejam “comuns a ele”?

Se todos fossem “comuns” a ele seria com certeza [par’ele] ... “a sua morte”

São dois (ou mais) males ... em questão (e que estão nele):

Egoísmo e ciúme

Além de avareza, já que não quer dividir nada com ninguém

 

 

E no projeto [ou, na ambição] de pretender ser “mais rico que os outros”,

eis como se vê o mundo:

É como entrar n’um jogo sem regras, ao que “vale tudo” (sem nenhuma "ética"):

Enganar, passar a perna nos outros, puxar o tapete deles, partir para

a desonestidade, ser infiel (“sacana”), e/ou mesmo até ... matar

Sim, desde que se obtenha o resultado!

Vale tudo ...!

 

 

Prezado leitor, peço que não venha a me interpretar de forma equivocada,

no que completarei [aqui] o meu ponto de vista:

Não é à toa que o “rico narcisista” odeia a ideia a respeito do “comunismo”

N’um espaço (ao que se projetaria) em que todos fossem como ele: ricos

Embora no comunismo todos são, na verdade, pobres

Já que ninguém em tal espaço tem direito ... à propriedade privada

Meu amigo, tomo a liberdade em lhe perguntar:

Como você imagina ser “o céu”?

Será que [lá] haveria alguma “hierarquia” ou “divisão social”?

E como seria "o céu dos ricos"?

 

 

No Evangelho segundo Lucas está escrito:

“Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino dos céus”

(Lucas 6:2)

E no Evangelho segundo Mateus se lê:

“Bem-aventurados os pobres de espírito porque deles é o reino dos céus”

(Mateus 5:3)

Nota-se que no Evangelho segundo Mateus ele usa a expressão “pobres

de espírito”

No que se traduz como sendo alguém “desapegado” e humilde (abnegado)

Ainda que [ele] seja ... mesmo rico ... ou que tenha propriedades

 

 

E então, será que Cristo estaria fazendo uma apologia em favor da miséria?

Por que [ele] estaria pregando a ideia de pobreza, ao que todos sabem que

viver na pobreza não é uma “boa ideia”?

Afinal, pobre vive com pouca [ou nenhuma] dignidade

Da verdade a ser [aqui] dita que poucos [ou ninguém] respeita o pobre

 

 

E então, como você interpreta as palavras de Cristo?

Estaria ele “perturbado das ideias” em propor uma “ideia coletiva de pobreza”?

Ou será que Jesus Cristo era “comunista”?

 

 

Bom, “comunista” (aos moldes da ideologia política) não, com certeza

Considerando que Cristo era liberal

E defendia a “liberdade” como um direito sagrado de “filhos de Deus”

A se saber que no contexto espacial político “liberdade e igualdade” não

conseguem conviver

 

 

Pelo menos, no que diz respeito à “Economia”

Isto sem mencionar a questão ... da “propriedade”

Principalmente no “direito à propriedade privada”

 

 

E é onde eu quero chegar:

Alguém já imaginou se Cristo dissesse [no Sermão da Montanha]:

“Bem-aventurados os ricos porque estes não passam necessidade”?

“Bem-aventurados os milionários porque [estes] comem do bom e do melhor”?

“Bem-aventurados os ricaços porque podem se dar ao direito de curtir a

vida adoidado”?

Já pensou?

Seria como a afirmar:

“Bem-aventurados os ricos e opulentos porque [estes] são ... os donos do mundo”

 

1655996.jpg

 

Pois bem, no inconsciente coletivo [de todos] ninguém quer ser pobre

E nem deve

Onde, analisando a difícil condição do pobre, só um transtornado mental

aceitaria [por vontade própria] viver de forma precária ou miserável

E novamente [eu] peço para não ser mal interpretado:

Não estou aqui pregando a “Teologia da Prosperidade” [como fazem

tantos picaretas nos púlpitos de suas igrejas]

Trata-se de uma “conversa pés-no-chão”

Quando Cristo disse “bem-aventurados os pobres de espírito” ele quer que

sejamos ricos, porém desapegados e não sermos idólatras de nossa riqueza

E que ninguém acredite ser “um deus” só porque [ele] é rico

Oh, não!

O verdadeiro rico também é desapegado

É humilde

E também generoso, ao que sabe dividir com os outros ... o que a Vida lhe deu

 

 

E então, meu amigo, torno-te a perguntar:

Qual a ideia que você tem do céu?

Bem, quanto ao “reino dos céus”, direi o meu ponto de vista:

O reino dos céus deve ser um lugar onde todos são pobres

e ao mesmo tempo ... ricos

Sim, bem-aventurados os pobres, porque deles certamente é o reino dos céus

 

 

Na verdade, o rico (narcisista e egoísta) não iria se adaptar “neste lugar”, nunca

Já que para isto [ele] teria de ser pobre (o que não passa em sua cabeça)

Ele não suportaria viver lado a lado ... com os pobres!

E por quê?

Ou por que não se desintoxicou de seu orgulho

Ou, talvez, porque ele teria inveja do pobre?!

Em ambos os casos, oh! quanta pobreza de carater

 

 

Carlos Renoir

Rio de Janeiro, 19 de outubro de 2023

 

IMAGENS: INTERNET

 

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FORMATAÇÃO SE AS ILUSTRAÇÕES

 

O MAL NÃO ESTÁ EM QUERER SER RICO!

 

“Mas ai de vos, ricos, porque já tendes a vossa consolação” (Lucas 6: 24)

E assim disse Jesus n’uma conhecida passagem do Evangelho

Pois bem, ond’estaria o “mal” n’alguém ao querer ... ser rico?

Ou a pergunta seria: desejar ser rico ou querer ter riqueza é um “mal”?

Darei [aqui] a minha modesta opinião sobre esta questão

E peço humildemente que o estimado leitor me acompanhe

Vamos lá, então, e venha comigo e juntos vamos examinar o assunto

 

O problema (ou o mal) não está em querer ser rico

De form’alguma

Mas, sim, em desejar e, portanto, pretender ser “mais rico ... que os outros”

A se compreender [aqui] que ninguém [que conduz sua vida desta forma]

aceita a ideia ... de “igualdade”

Oh! verdade seja dita

 

A vaidade pelo qu’em tal grau “narcisista” o é

(sem dizer o quanto é também orgulhoso), sufoca, pois, su’alma,

não aprovando “a condição coletiva de serem todos similares”

Ao que tal “rico” não quer que todos sejam “comuns”

Ou, n’outras palavras, de serem todos como ele: ricos

 

E, em se tratando de “vaidade” ou “narcisismo” não é que o “rico”

quer ser ... “o cara”

Não, na verdade ele quer ser ... “o único cara”

 

Pois, se todos se tornarem iguais (em condição financeira e de posse)

a quem ele provocará “inveja”

Oh! simplesmente ninguém terá “inveja” dele

 

Analise agora comigo:

Ninguém hoje precisa de um relógio

Já que praticamente todos possuem um celular

(que também lhe informa as horas)

 

Contudo, o nosso esnobe e arrogante rico “precisa” de um Rolex

E que possa estar bem visível em seu braço (ainda qu’esteja parado!)

Considerando que uma das coisas que [ele] mais gosta de fazer tem

um conhecido nome: “ostentação”

No “pavoneamento” e exibicionismo que tanto pratica

Ah! não chega a ser ridículo?

 

Contudo, não se trata de um vício específico de quem é rico

(Ou somente dele)

Pobre também faz dessas coisas

A que o torna talvez até mais cômico que o rico

 

Então, perceberam bem porque o “nosso ‘querido’ rico” [aqui estudado]

não quer que todos sejam “comuns a ele”?

Se todos fossem “comuns” a ele seria com certeza [par’ele] ... “a sua morte”

São dois (ou mais) males ... em questão (e que estão nele):

Egoísmo e ciúme

Além da avareza, já que não quer dividir nada com ninguém

 

E no projeto [ou, na ambição] de pretender ser “mais rico que os outros”,

eis como se vê o mundo:

É como entrar n’um jogo sem regras, ao que “vale tudo” (sem nenhuma "ética"):

Enganar, passar a perna nos outros, puxar o tapete deles, partir para

a desonestidade, ser infiel (“sacana”), e/ou mesmo até ... matar

Sim, desde que se obtenha o resultado!

Vale tudo ...!

 

Prezado leitor, peço que não venha a me interpretar de forma equivocada,

no que completarei [aqui] o meu ponto de vista:

Não é à toa que o “rico narcisista” odeia a ideia a respeito do “comunismo”

N’um espaço (ao que se projetaria) em que todos fossem como ele: ricos

Embora no comunismo todos são, na verdade, pobres

Já que ninguém em tal espaço tem direito ... à propriedade privada

Meu amigo, tomo a liberdade em lhe perguntar:

Como você imagina ser “o céu”?

Será que [lá] haveria alguma “hierarquia” ou “divisão social”?

E como seria "o céu dos ricos"?

 

No Evangelho segundo Lucas está escrito:

“Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino dos céus”

(Lucas 6:2)

E no Evangelho segundo Mateus se lê:

“Bem-aventurados os pobres de espírito porque deles é o reino dos céus”

(Mateus 5:3)

Nota-se que no Evangelho segundo Mateus ele usa a expressão “pobres

de espírito”

No que se traduz como sendo alguém “desapegado” e humilde (abnegado)

Ainda que [ele] seja ... mesmo rico ... ou que tenha propriedades

 

E então, será que Cristo estaria fazendo uma apologia em favor da miséria?

Por que [ele] estaria pregando a ideia de pobreza, ao que todos sabem que

viver na pobreza não é uma “boa ideia”?

Afinal, pobre vive com pouca [ou nenhuma] dignidade

Da verdade a ser [aqui] dita que poucos [ou ninguém] respeita o pobre

 

E então, como você interpreta as palavras de Cristo?

Estaria ele “perturbado das ideias” em propor uma “ideia coletiva de pobreza”?

Ou será que Jesus Cristo era “comunista”?

 

Bom, “comunista” (aos moldes da ideologia política) não, com certeza

Considerando que Cristo era liberal

E defendia a “liberdade” como um direito sagrado de “filhos de Deus”

A se saber que no contexto espacial político “liberdade e igualdade” não

conseguem conviver

 

Pelo menos, no que diz respeito à “Economia”

Isto sem mencionar a questão ... da “propriedade”

Principalmente no “direito à propriedade privada”

 

E é onde eu quero chegar:

Alguém já imaginou se Cristo dissesse [no Sermão da Montanha]:

“Bem-aventurados os ricos porque estes não passam necessidade”?

“Bem-aventurados os milionários porque [estes] comem do bom e do melhor”?

“Bem-aventurados os ricaços porque podem se dar ao direito de curtir a

vida adoidado”?

Já pensou?

Seria como a afirmar:

“Bem-aventurados os ricos e opulentos porque [estes] são ... os donos do mundo”

 

Pois bem, no inconsciente coletivo [de todos] ninguém quer ser pobre

E nem deve

Onde, analisando a difícil condição do pobre, só um transtornado mental

aceitaria [por vontade própria] viver de forma precária ou miserável

E novamente [eu] peço para não ser mal interpretado:

Não estou aqui pregando a “Teologia da Prosperidade” [como fazem

tantos picaretas nos púlpitos de suas igrejas]

Trata-se de uma “conversa pés-no-chão”

Quando Cristo disse “bem-aventurados os pobres de espírito” ele quer que

sejamos ricos, porém desapegados e não sermos idólatras de nossa riqueza

E que ninguém acredite ser “um deus” só porque [ele] é rico

Oh, não!

O verdadeiro rico também é desapegado

É humilde

E também generoso, ao que sabe dividir com os outros ... o que a Vida lhe deu

 

E então, meu amigo, torno-te a perguntar:

Qual a ideia que você tem do céu?

Bem, quanto ao “reino dos céus”, direi o meu ponto de vista:

O reino dos céus deve ser um lugar onde todos são pobres

e ao mesmo tempo ... ricos

Sim, bem-aventurados os pobres, porque deles certamente é o reino dos céus

 

Na verdade, o rico (narcisista e egoísta) não iria se adaptar “neste lugar”, nunca

Já que para isto [ele] teria de ser pobre (o que não passa em sua cabeça)

Ele não suportaria viver lado a lado ... com os pobres!

E por quê?

Ou por que não se desintoxicou de seu orgulho

Ou, talvez, porque ele teria inveja do pobre?!

Em ambos os casos, oh! quanta pobreza de carater

 

Carlos Renoir

Rio de Janeiro, 19 de outubro de 2023

 

 

Carlos Renoir
Enviado por Carlos Renoir em 19/10/2023
Reeditado em 19/10/2023
Código do texto: T7912207
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