A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO POPULAR

Ao longo da história Humana grande parte da chamada " orientação do bem viver das elites dirigentes" serve para impor regras de convivência social de submissão ao povo menos favorecido, Servos, escravos, operários e trabalhadores... Óbvio que a libertação parcial de servos e escravos que migraram da condição de escravos e servos, para trabalhadores, operários, serviçais etc... representou um avanço, embora milhões de seres humanos continuem a viver na condição de semi escravidão ou exclusão social completa e sofrendo todos os efeitos sociais e negativos e ainda a forte introjeção ideológica e até uso de algumas " religiões" para manter mentes cativas...

Nesse contexto a educação Popular mais libertadora não é bem vista e até combatida por muitos governantes e políticos que priorizam claramente os interesses dos mais ricos ou os chamados " bem nascidos", assim uma grande parcela do povo é apenas maioria em si e não para si, aí vemos serviçais, trabalhadores, lunpenzinato etc...afirmarem em redes sociais e até nos botecos que são conservadores de direita, sem ao menos ter noção exata daquilo que falam e, muitos acabam ajudando a eleger aqueles que o oprimem e trabalham contra os seus direitos nos parlamentos, Câmaras municipais, legislativos e até no Congresso nacional de seus países, sem falar em Milhares de prefeitos e até Presidentes, Governadores e Senadores, eleitos pelo " povo " , em sua maioria pobre e que não conseguem perceber que seus queridos políticos conservadores, são claramente contra os seus direitos básicos maís elementares, como salários dignos, moradia digna e distante de locais de risco, saúde e transportes de qualidade etc...Se não fosse Assim as Ferrovias e Trens de passageiros e cargas não seriam privatizado e até destruídos, não haveriam tantos analfabetos políticos, o Fator Previdenciário que prejudica trabalhadores aposentados não seria implantado, haveriam regras e leis impedindo venenos em alimentos, a Constituição da República de 1988 não faria aposentadorias DISCRIMINATÓRIA para o povo, a reforma da previdência de Paulo Guedes e Bolsonaro e seus deputados federais e Senadores aliados não seria feita tirando direitos dos trabalhadores que se aposentam pelo RGPS INSS e mais recentemente não haveria tanta resistência de ARTHUR LIRA e políticos conservadores etc na votação da PL 4434/08 que vem sendo pedida por vários deputados que pretendem atender o povo, mas estão SENDO ignorados em plena Câmara Federal do Brasil.

Por isso a Educação popular é importante, pois o povo precisa se libertar do controle Social opressor e aprender usar o voto a seu favor de fato e distinguir quem são os políticos que podem agir e votar a seu favor e do país nas suas Câmaras, até que essa libertação de mentes ocorra, seremos Apenas uma maioria em si e não para si.

A, Chamada democracia formal não é o supra sumo do avanço político, mas o sistema de escolha por votos aliadas a uma educação popular mais libertadora e democrática de fato , pode ajudar a avançar bastante a Chamada justiça Social e ainda é o melhor que temos dentro dos sistemas políticos vigentes. Precisamos encontrar meios de nós educarmos de forma lúcida e libertadores...As entidades do povo e dos trabalhadores podem dar uma grande contribuição nesse processo de avanço social... Quando o povo compreender mais os seus direitos e saber fazer escolhas maís lúcidas e voltadas a seu próprio bem estar social, muito poderemos avançar.

Manoel Vitorio
Enviado por Manoel Vitorio em 19/10/2023
Código do texto: T7911926
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.