Zuhandenheit
Zuhandenheit, “o resmundo das calavras”
para alimentar: hashi ou garfo
para matar: revólver ou flecha no arco
para desenhar: traço ou entalho
para guardar: ânfora ou tarro
para soar: violino ou chocalho
para cortar: serra ou machado
em todas as culturas de todos os povos de todos os tempos
o regular tamanho da mão em seus movimentos:
mais universal que a Razão e seu cogito, ergo sum
nos trabalhos da mão, nosso Mínimo Músculo Comum.
(Marcus Fabiano Gonçalves, “O Resmundo das Calavras”.)
A “tecnificação das mãos” implica o não acontecimento do fenômeno originário de mundo. Acarreta o esquecimento do ser, pois ao não operar na compreensão do ser, o ser humano deixa de estabelecer a relação de conhecimento originário dos entes enquanto instrumentos e, deste modo, conhecer verdadeiramente aquilo que existe.
HEIDEGGER, Martin.Tempo e Ser. In Conferências e escritos filosóficos. Tradução e notas Ernildo Stein. São Paulo: Nova Cultural, 1989(3), 205-219.