Aos professores educadores, minha eterna gratidão e carinho!
Mais livro, menos arma.
Mais cinemas, centros culturais , música, teatro , artes manuais, brincadeiras populares, laboratórios, esporte . Mais Cultura!
Porque ensinar é libertar para a busca de diversos saberes indo ao encontro de sonhos construído dentro de cada um de forma diversificada .
Aprender é conquista! E competição tem que ser vista como algo interno , vencemos e a nós mesmo., ou vibramos obstáculos.
O professor educador é aquele que faz o imaginário criar asas de possibilidades . Acolhe, sim! Porque antes de mais nada é um doador . É ponte!
Quem abraçar está profissão precisa saber que ela é feita de muito dor e alegria, porque o professor não
leva o aluno para casa depois da aula. Mas o verdadeiro educador tem como lema: Se o aluno não
é feliz em casa, que consiga dentro da escola um abrigo, que precisa ser construído dentro da mesma com o envolvimento de todos presentes docentes e discentes .
Temos no Brasil um sistema de seriação, que facilita que turmas passem pela fazer de espelho e amadureçam socialmente juntas. Precisamos refletir sobre isso e também lembrar que é importante ampliar o multi- saberes com profissionais de área de estudo e conhecimentos diversas.
Acho que é uma profissão gratificante na alma!
Quem abraça esta profissão que lida com mais que transmitir conteúdo, tem escolhas e tem o poder de humanizar os futuros profissionais de diferentes
áreas, também se humanizando junto . Educação e saúde precisam caminhar juntos.
Hoje em dia trabalho administrativamente mais já estive dentro de sala de aula. Com pequeninos, este que por vezes levam a emoção vivida lá fora de forma intensa, para dentro de sala e com maiores também querendo atenção e afeto .
A empatia e parte do currículo também para fora do quadro e giz. De forma multidisciplinar e transversal . Horário integral precisa acontecer mais com apoio e respeito ( com número adequado de profissionais, para darem conta) daqueles que também estão dando seu sangue na área disciplina, na orientação, nas secretarias, no serviço geral nas direções todos em torno precisam entenderem e contribui para diferença na formação do alunado . A escola também é um grupo social. A escola precisa ser administrada
por turnos, mesmo que o contra turno esteja a acontecer ( lógico que algumas áreas exigiram o profissionais em número dobrado)
Dialogar é preciso. Depositar confiança é necessário. Motivar é fundamental!
Parabéns para nós que dedicamos nossa vida a apoiar o crescimento e transformação de um ser humano, nos permitindo aprender com cada um também, indiferente a idade!