NÃO EXISTE NADA DE BOM NA GUERRA!
A guerra, essa sombra sombria que paira sobre a história da humanidade, é um dos eventos mais desoladores que a humanidade já conheceu. É uma sinfonia de destruição, dor e desespero que ressoa através das gerações, uma cicatriz profunda na alma da humanidade. Não existe nada de bom na guerra, apenas o lamento das vidas perdidas e o eco de sonhos despedaçados. Na guerra, não há vencedores, apenas sobreviventes traumatizados e cidades em ruínas. Não há glória, apenas o horror da batalha, onde amigos se tornam inimigos e famílias são dilaceradas. Não há honra, apenas a traição das promessas quebradas e dos princípios abandonados. Não há heroísmo, apenas a tristeza das sepulturas anônimas e das lágrimas derramadas em silêncio.
A guerra não é o caminho para a paz, mas sim o caminho para a destruição. Ela não resolve conflitos, apenas os amplifica, transformando diferenças em ódio e ressentimento em um ciclo interminável de violência. Ela não traz justiça, apenas injustiça e sofrimento indiscriminado. Ela não cria um mundo melhor, apenas deixa para trás um legado de dor e trauma que assombra as gerações futuras. A guerra não é uma solução, é um problema. É um teste brutal da humanidade, no qual muitas vezes falhamos miseravelmente. Em vez de buscar alternativas pacíficas, muitas vezes optamos pelo caminho da destruição, alimentados pelo nacionalismo cego, pela ganância e pelo orgulho. E, no final, somos todos perdedores.
É hora de parar. Parar com a dor, parar com o sofrimento, parar com a destruição. Chega de vidas perdidas, famílias despedaçadas e sonhos desfeitos. A guerra não nos traz nada além de tristeza e desespero. É tempo de abraçarmos a paz, de estendermos as mãos uns aos outros em busca de entendimento, compaixão e reconciliação. As cicatrizes da guerra são profundas, e muitas delas nunca desaparecem completamente. Mas podemos começar a curar. Podemos transformar essa escuridão em luz. Podemos construir um mundo onde a cooperação substitua o conflito, onde o amor substitua o ódio e onde a compreensão substitua a ignorância.
Cada vida é preciosa, e cada vida perdida é uma tragédia que afeta não apenas a família da vítima, mas toda a humanidade. É hora de lembrarmos que somos todos parte de uma única família global, ligados pelo mesmo desejo de paz e felicidade. Não importa onde estejamos no mundo, a guerra nos afeta a todos. Vamos nos unir, independentemente de nossa origem, raça ou religião. Vamos trabalhar juntos para acabar com essa guerra e criar um futuro mais brilhante para as gerações futuras. A paz não é apenas a ausência de guerra, mas a presença de justiça, igualdade e compaixão. Vamos lutar por essa paz, com coragem e determinação.
Não podemos mudar o passado, mas podemos moldar o futuro. Juntos, podemos fazer a diferença. Acabemos com essa guerra agora e construamos um mundo onde a paz seja o nosso legado. O mundo está esperando por nós, e juntos podemos transformar o impossível em possível. Vamos começar hoje, porque o amanhã pertence àqueles que ousam sonhar com a paz. Porque não existe nada de bom na guerra, apenas a tristeza profunda de ver o potencial humano desperdiçado. É hora de aprendermos com os erros do passado, de buscar a paz através do diálogo, da compreensão e da cooperação. É hora de deixarmos para trás a sombra da guerra e abraçarmos a luz da paz, porque só assim poderemos construir um mundo onde a esperança e o amor superem o ódio e a destruição. Que o mundo tenha paz!
.
.
.
Ronald Sá, é ator, dramaturgo, diretor e professor de teatro. Tem mais de 30 textos teatrais escritos, tanto infantil e adulto. Mora em São Luís do Maranhão. Começou a se interessar pelas letras desde criança. Formado em Artes Cênicas, tem um grupo de teatro na periferia da cidade maranhense, o Núcleo de Produção Teoria das Artes, no Anjo da Guarda, bairro cultural, celeiro de vários artistas. Atuou, escreveu e dirigiu 26 espetáculos. No momento, escreve sua primeira série e e seu primeiro livro sobre o mundo teatral.