MINHA INTERPRETAÇÃO DO MITO DA CAVERNA DE PLATÃO!!!
Telly: Tenho um pensamento diferente, a respeito da alegoria da caverna de Platão. O amigo, gostaria de ouvir?
Amigo: Sim, gostaria.
Telly: Primeiro a fogueira que ilumina a caverna, é o filósofo. E a luz da fogueira é a explicação dele em relação as coisas desse mundo, que são carregadas por outros para projetar a sombra no fundo da caverna.
Amigo: Continue. Por favor!
Telly: O filósofo joga luz sobre as coisas para explicar o mundo. Mas o que chega até nós? As sombras. Que são o “pensamento filosófico”. Que chega até nós de forma incompleta e ilusória. Porque a luz e as coisas, pode fazer com que a sombra se apresente de formas diferentes. Assim o pensamento filosófico pode ser apresentado, e interpretado de várias maneiras, mesmo sendo o mesmo filósofo com as mesmas explicações.
Amigo: Interessante!
Telly: Os carregadores na caverna são filósofos opositores, que fazem questionamentos a Platão ou Sócrates com a esperança, de que eles caiam em contradição nas suas ideias.
Amigo: Os carregadores são os sofistas?!
Telly: Exatamente. Os opositores da época dele.
Amigo: E os homens acorrentados na caverna?
Telly: Somos nós! Isso não muda no mito.
O sol do lado de fora da caverna que incomoda o fugitivo, nada mais é do que um filósofo com ideias novas, o fugitivo no começo fica incomodado com o que lhe é mostrado, devido a luz ser muito intensa, assim como um pensamento novo diante da sociedade, e quando ele compreende os novos pensamentos, e vê um novo mundo, ele quer logo contar aos outros que estão presos aos pensamentos de filósofos antigos.
Acho que é isso…
O que o amigo acha?
Comente!
Amigo:……...
***
Fogueira na caverna = filósofos antigos
Sombras = pensamento filosófico
Carregadores de imagens = sofistas
Sol = filósofos atualidade
Luz = explicação das coisas existentes, ou não, nesse mundo.
***
Espero que esse meu pensamento, tenha ficado simples de entender.
Obrigado por ler!