No meio do caminho

Durante a nossa travessia pela vida, ao longo dos caminhos pelos quais trilhamos, acabamos surpreendidos por diferentes experiências. Algumas são desafiadoras, até mesmo indesejáveis e nos confrontam com o fato de que, sendo humanos, somos limitados. Outras, no entanto, são tremendamente motivadoras e excitantes e nos mostram que, apesar de nossos limites, temos potenciais a desenvolver – potenciais que podem estar adormecidos pelos questionamentos do mundo, ou pelos nossos próprios questionamentos, potenciais que precisam de apenas uma singela faísca para que se incendeiem e iluminem a nossa mente! Infelizmente, no entanto, tantos focam nas mazelas de sua caminhada pelo mundo e desconsideram as belezas da paisagem. Por conta de uma nuvem mais densa acreditam que todo o céu é nublado e não conseguem contemplar o azulado dominado pelo sol.

“E no meio do caminho tinha pedra, mas também tinha flor” (Rosa de Saron)

Todos os caminhos são como são. É como quando vamos fazer uma viagem de carro. Principalmente as viagens mais longas rumo aos interiores do país. Certos trechos são bem apresentados, o asfalto está com aparência de novo e as sinalizações frescas permitem que o trajeto seja percorrido com maior tranquilidade. Outros, porém, são repletos de buracos, de trechos estreitamente perigosos, cujas sinalizações são encobertas pelo matagal e tornam tudo ainda mais difícil de compreender. Contudo, são trechos necessários para que cheguemos ao nosso destino, para que alcancemos nosso objetivo de abraçar um familiar querido ou conhecer aquela cidade famosa por sua paz e serenidade. Percebe o que quero dizer? Se mesmo nas estradas materiais somos confrontados por adversidades que, inevitavelmente, teremos que enfrentar se quisermos atingir nossas finalidades, quanto mais na nossa vida, essa infindável estrada que nos leva a um lugar não tão claro assim? Passaremos por pedregulhos. Alguns irão nos balançar. Outros estourarão o nosso pneu obrigando-nos a uma pausa. Porém, passaremos também por trechos bem ornamentados, cercados por árvores e flores bem cuidadas, cuja largueza do caminho nos oferecerá a sensação de liberdade! Trechos que só serão apreciados se soubermos que na vida tudo é passageiro. Os caminhos difíceis passarão, chegarão ao seu fim, e nos encaminharão aos caminhos mais fáceis ou mesmo à chegada de nosso destino.

Se ficamos ruminando pelas dificuldades, no entanto, martirizando nossa mente por pensarmos de maneira incansável em todas as dores que enfrentamos e no que poderíamos fazer a fim de evitá-las, jamais teremos consciência quando estivermos em estradas mais singelas e agradáveis. Não perceberemos as flores, não contemplaremos as paisagens, deixaremos de apreciar o nascer do Sol e o despontar das estrelas. Se ficamos presos ao que foi, procurando maneiras de evitar o passado, ignoramos o que é e deixamos de construir o que poderia ser. E a vida perde seu sentido. Porque nos aprisionamos a fatos imutáveis e nos negamos às oportunidades disponíveis. Ao longo do seu caminho você encontrará pedras, é claro, mas também poderá apreciar o perfume das flores, desde que entenda que tudo é necessário e serve a algum propósito!

(Texto de @Amilton.Jnior)