Sansão
Segundo a Bíblia, Sansão foi um dos maiores heróis bíblicos, devido a divina força física, causando medo aos filisteus, povo arqui-inimigo dos israelitas. Durante vinte anos, foi o importante juiz a liderar o seu povo, quebrando o jugo dominante de escravidão, dor e sofrimento estabelecidos pelos filisteus durante anos.
Para compreender a história dessa fantástico heroi, devemos primeiramente entender o contexto antes do nascimento de Sansão. Segundo o livro de Juízes, capítulo 13, o povo hebreu havia deixado de seguir os preceitos divinos em prol de cometer aquilo considerado profano, maldoso e abominável aos olhos de Deus. Devido a essa má escolha, o Senhor permitiu que o povo estivesse sob a servidão aos cruéis filisteus durante 40 anos. Na região habitada de Zorá, pertencente a região de Dã, vivia um homem chamado Manoel, cuja esposa era estéril, impossibilitando dela gerar filhos. Mal sabia o casal que os dias infrutíferos seria terminados. Certo dia, apareceu o Anjo a esposa de Manoá no campo,anunciando que a esterilidade seria encerrada, pois ela iria conceber um filho, que futuramente seria o libertador a salvar Israel do implacável poder dos filisteus. Contudo, a esposa de Manoá deveria ouvir e por em pratica os conselhos falado pelo Anjo: Durante a gestação, não deveria tomar bebida alcoólica. Quando a criança nascesse, ela teria a responsabilidade de quando o filho começasse a crescer, jamais poderia passar navalha sobre a cabeça dele, pois seria nazireu consagrado aos serviços ordenados por Deus, desde o dia de nascimento. Queria relatar mais detalhes sobre esse encontro, mas o foco deste pensamento escrito é causar reflexão sobre o erro a levar Sansão a própria desgraça. Quando adulto, se transformou no poderoso chefe do povo hebreu, libertando a nação contra os inimigos. Não pode-se esquecer que através do poder divino, conseguiu ferir os filisteus, dispondo de uma simples queixada de jumento. O seu nome provocava terror nos rivais. Porém, o homem dotado da capacidade de força sobre-humana, começou a cair numa armadilha que conduziria a própria morte, mas faria o ter o momento de extrema redenção na vingança contra os seus vilões.
Juízes 16(4-6)
4-..., Sansão se apaixonou por uma mulher chamada Dalila, que morava no Vale de Soreque. Então os governadores da cinco cidades filisteias foram falar com ela. Eles falaram assim:
-De um jeito de Sansão contar por que ele é tão forte e como é que poderemos dominar, amarrar e deixar sem defesa. Se você fizer isso, cada um de nós lhe dará mil e cem barras de prata.
Vendo a chance de se tornar mulher rica, recebendo pela oferta totalizada em cinco e mil quinhentas barras de prata, Dalila viu a chance em mudar a vida no sentido financeiro. Gananciosa, pedia a Sansão que revela-se o segredo da sua força. Sansão, dotado de inteligência aguçada em produzir charadas, começou a brincar, iludindo a companheira com jogos. As artimanhas feitas pelo hebreu não foram suficientes a causa desânimo na mulher ardilosa, que continuavam a insistir sobre o valioso segredo. Não suportando tamanha insistência feita por ela, revelou o segredo após Dalila chantagea-lo emocionante dizendo que o companheiro não a amava. Ele lhe contou toda a verdade, falando sobre os longos cabelos não cortados, que simbolizava a dedicação de nazireu a Deus. Caso os cabelos fossem cortados, seria fracamente igual a qualquer homem comum. Notando que ele tinha falado a verdade, mandou recado aos líderes filisteus sobre o segredo revelado. Os soldados filisteus foram ao encontro dela, pagando a tão prometida quantia.
Dalila seduziu Sansão, fazendo o dormir no seu colo, enquanto os soldados estavam escondidos nos cômodos da casa, se preparando para captura-lo. Ela chamou um dos filisteus presentes a cortar as sete tranças de Sansão. Tempos depois, a noite chegou e Dalila começou a seduzi-lo, fazendo dormir em seu colo. Provocou, pois o mesmo havia perdido a força. Nisso, gritou Dalila de que os filisteus estavam chegando para prendê-lo. Ao despertar, Sansão pensou que se livraria como sempre aconteceu. Porém, não sabia o mesmo que a proteção espiritual havia desaparecido, deixando o desprotegido do perigo que viria a seu encontro: Saindo dos esconderijos, os filisteus o cercaram, pegaram e furaram os seus olhos. Não satisfeitos a causar a imensa dor humilhante, levaram até Cidade de Gaza, onde o acorrentaram a correntes de bronze, pondo em seguida na prisão, qual passava o dia virando o moinho. Após um tempo, o restante do seu cabelo raspado na prisão, retornou a crescer.
Certo dia, os governadores filisteus decidiram realizar o festejo ao deus Dagon,no templo dedicado ao culto da entidade. Os filisteus entoavam louvores ao seu deus, acreditando que Dagon tinha entregado, mas a paixão de Sansão provocou a própria queda. Trazido da cadeia até ao interior do templo, o cego Sansão foi vítima de zombaria e escárnio por parte dos inimigos. Mas aquela humilhação iria acabar. Colocado entre as duas colunas do templo, pediu ao rapaz que o acompanhava pela mão, deixa-se ele tocar nas colunas que dava sustento ao edifício religioso, na intenção de sustentar-se em pé. No festejo pagão, os cinco reis filisteus estavam lá junto com milhares de homens e mulheres. Havia pelo menos três mil pessoas no terraço, olhando e zombando de Sansão. Sem tempo a perder, Sansão orou pedindo que Deus lhe desse novamente a força naquela vez, para vingar-se contra os filisteus, devido a sua cegueira. Então, num momento de redenção, agarrou as duas colunas no meio, que sustentava o templo, tendo a mão direita apoiada numa coluna, enquanto a esquerda na outra. Lançou toda a sua força contra elas, gritando: Que eu morra com os filisteus!
Ao empurra-las com toda a potência física, o templo desabou sobre os reis e todas as outras pessoas. Ele eliminou mais inimigos na sua morte do que durante toda a sua vida.
Os irmãos de Sansão e toda a sua família vieram buscar o seu corpo, que foi levado de volta a Dã, onde foi sepultado junto ao seu pai Manoá. Nessa história, gerar a seguinte reflexão: Quantas Sansãos, homens forte no caráter, personalidade e inteligência estão nas mãos das maldosas Dalilas, que planejam silenciosamente derrubar seus companheiros,sem apresentar nenhum genuíno remorso que podem provocar? Quem tem sabedoria, entenderá.
História de Sansão
Juízes Capítulos 13-16