Certas "brincadeiras" em escolas
Alguns afirmam que a ato de tal aluna e seus amigos que deram tapa no rosto de uma professora se tratou apenas de uma brincadeira de criança, é que o colégio deveria acolher, Neste caso discordo totalmente . E questiono qual.seria o limite para tais brincadeiras dentro de uma escola ?
Já estive a frente de coordenação de turno e neste período presenciei estes tipos de brincadeiras entre alunos e lógico ao descobrir precisei interferi antes que um mal maior acontecesse, interferir com diálogo , ouvir os alunos é preciso, sem com isso tirar a autoridade do educador .Aconteceu que alguns alunos estavam a desafiar outros os propondo tarefas e desta forma criavam total dependência, dos mesmo em ter que cumprir e não tinha nem dinheiro envolvido , tudo estava preso a ideia que estes se mostrassem fortes e a maioria destas vítimas eram os alunos chamados de CDF, querendo se mostrarem " das turmas" . Logo tais ações nocivas ,
dentro da escola, não podem ser vistas como mera brincadeira apenas nem mesmo entre o alunado .
Por isso que reforço a importância do prevenção e da importância de numero significativo de profissionais em função de assistente de aluno, ( é preciso um novo concurso para função com urgência) como também a presença de psicólogos, assistente sociais e
, orientadora educacionais. Escola se funcione com coordenadores de disciplinas e profissionais atuando na áreas de sua formação com conteúdos diversificados e até a figura do recreador com atividades piscosociais ( aí sim brincar na escola respeitando a infância e o aprendendo ase colocarem no lugar do outro, falou isso porque já fui recreador por 10 anos nesta instituição de ensino ) é preciso também desenvolver o diálogo constante sobre a cultura da paz e bem conviver. No princípio que seus direito começa onde termina o do outro. Que
Respeito seja a palavra chave.! Lutamos de forma conjunta para que isso aconteça em toda esfera do colégio.. Este colégio é um exemplo de organização e de seleção de conteúdos,como também a buscas de práticas mais envolvente no transmitir conteúdo, Sim! E até acho que deveria ser copiado em todo canto deste país. país. Lógico que não é por isso que creio que a punição deva ocorrer , ela deve acontecer em todas instituição de ensino caso situação equivalente se faça real.
Precisamos ter a consciência de que estamos formando cidadão , sim o acolhimento é a observação sobre certas atitudes indisciplinar é importante para não chegamos a situações extrema como está. Até porque ações assim contribui para diminuir a figura de autoridade e o também desqualificar o respeito merecido pelo profissional de educação.
Como educadora , creio sim que indiferente a idade estas crianças precisam serem punidas de modo exemplar e seus pais responsabilizados também.
Se tratou de uma agressão voluntária de caso pensado e planejado . Logo não é possível nem mesmo se encaixar na ideia de uma ação trás uma reação.
Já trabalhei como professora de pré - escolar ( o nome da época) e com alunos em tempo integral, Levei chute na canela, mas se tratou de ação do emocional de forma involuntária por situação vivida no seu lar . Um caso bem diferente deste também.
Bate num profissional no ato do seu exercício, sem ter tido qualquer motivação de momento e inaceitável , e mesmo se tivesse sido " motivado " de alguma forma ,seria caso para ser avaliação também, não tem com justificar com se tratado algo de uma brincadeira, Nesta situação.de fato se trata de algo que afetou a dignidade de um profissional e podemos ampliar para classificar que a dignidades de todos profissionais ligados a educação foi afetada . Tal alunos trataram a professora como espécie de cobaia das suas " brincadeiras . E isso é Inaceitáveis! Ficando muito longe de caracterizar um caso de uma ação puxa uma reação . A professora nada fez para provar tal abusiva situação.
Sim, não sabemos que foi motivação de fora via internet, mas sabemos que foi um ato pensado e planejado apesar da pequena idade dos alunos envolvidos. Ninguém que punir criança , mas situação de caso pensado não tem idade . Criança não pode agredir adulto da mesma forma que adulto não pode agredir criança e ficar por isso.
Recordemos o caso do aluno que disse que ia matar 2 turma inteira, ( menos 1 aluna) ainda bem que foi descoberto a tempo tal plano que neste caso sim , tinha envolvimento de adulto que segundo afirmam sem vinco algum com o colegio. e também afirmam que até acharam arma em sua casa do mesmo.
Vejo estás situações com casos de investigação policiais e que os pais têm que ser responsabilizados.
No lugar da mão poderia ter sido uma faca .
Precisamos puxar uma campanha de mais respeito aos educadores deste país . Não somos meros prestadoras de serviço e transmissores de conteúdos . Somos humanos lhe dando com humanos em formação.
Margareth de Souza Cunha .