Reflexões sobre a razão

É comum alguns sujeitos hoje em dia exaltarem demais a razão, como se o mal do mundo fosse unicamente a falta dela.

A razão é fundamental, mas dependendo de como se coloca pode parecer que se está dizendo que ela sempre é boa. Nem sempre. Muitas atrocidades já foram feitas em nome da razão. Em certo sentido, qualquer explicação ou algo que segue uma linha de raciocínio pode ser considerado racional, e tem alguma racionalidade, mesmo que essa razão seja absurda ou inadequada. A gente pode fazer malabarismos filosóficos ou argumentativos para defender uma atrocidade. Hitler usou da razão para justificar e implantar seu regime. A ideologia capitalista neoliberal argumenta que o pobre não pode ter acesso a serviços básicos porque não há de onde tirar o dinheiro para investir nesses serviços. Isso também é considerado racional por muitos. O homem por ser um bicho racional com alto desenvolvimento cerebral e intelectual, planeja e faz muitas atrocidades que nenhum animal faria.

Muitos dizem que não vale a pena ter filhos, pois é colocar mais gente para sofrer nesse mundo cheio de conflito e maldade. Bem... a vida é sofrimento. Não há como viver sem nenhum tipo de sofrimento. O que podemos fazer é mitigar o sofrimento usando a razão, sim, mas nem tudo é razão, há o espiritual, e sentimentos que movem a vida e também constróem em vez de destruir, como o amor. A verdade é que se esse mundo fosse racionalista ele mesmo não existiria. Porque a razão pura não existe. Nossa ciência moderna acredita que a verdade é só o mundo objetivo, mas o subjetivo é muito mais rico e complexo e molda o objetivo também. Essa ciência ignora as ciências espirituais e a experiência pessoal, acha que só o que pode ser provado por um estudo científico (que pode ser manipulado por interesses financeiros) é real. O sofrimento está aí para aprendermos com ele. Essa pregação da felicidade eterna que não existe e não quer conviver com o sofrimento é ilusória. Para nascer precisa morrer. Com certeza a vida não deve ser só nesse corpo físico, estamos aqui de passagem, a alma é eterna e o corpo é finito, efêmero.

Tanto a razão quanto a emoção podem ser usadas para o bem ou para o mal. Podem ter resultados positivos ou negativos.

O pensamento cria emoções e realidades, boas ou ruins. Crenças boas criam uma realidade boa. Crenças limitantes criam uma realidade ruim. Por isso ter o domínio de sua própria mente e pensamentos é importante. As palavras são veículos de energia, tem o poder de revitalizar o que é negativo e o que é positivo. Portanto temos que usá-las com sabedoria. A mesma coisa para com o silêncio. Muitas vezes ele pode ser mais eficaz e significativo do que a palavra.

Samuel Perim Sena
Enviado por Samuel Perim Sena em 10/09/2023
Reeditado em 30/12/2023
Código do texto: T7882401
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.