Tudo começa pelo respeito

Em alguma fase da vida percorreu, por pouco ou por um tempo maior, "nebulosas" dúvidas acerca da próxima decisão a ser tomada. Seja no âmbito profissional, quando as coisas não saem conforme planejado, seja em qualquer esfera de nossas vidas, faz-se necessário o exercício do respeito. Não se trata, pois, do respeito equivalente à reputação (completamente dependente de resultados). Refiro-me ao exercício que leva em consideração uma afinidade (consolidada ou não com o tempo), à qual muito se referia como "fulano nasceu p fazer isso". Refiro-me, além disso, à toda uma trajetória intelectual (comum à todos que concluíram o Ensino médio), além da árdua etapa acadêmica, que possibilita o exercício da profissão.

Nesse sentido, o respeito consolida a harmonia entre as relações sociais, incluindo as afetivas, condicionando a existência de sólidos relacionamentos.

Faz parte do contexto profissional as cíclicas dificuldades. No entanto, também é parte do processo o esforço para combatê-las. Nada é permanente. Vivemos em um contexto de representações, sujeitas à distintas dinâmicas de transformação.

Portanto, os diferentes ritmos de transformação devem ser respeitados, o mais importante é a vontade em movimentar-se.