Palavras proféticas de Plinio Corrêa de Oliveira

 

No quarto volume da monumental biografia em cinco tomos sobre o eminente líder católico Plinio Corrêa de Oliveira, o autor Monsenhor João Scognamiglio Clá Dias transcreve nas páginas 564/565 palavras notáveis do biografado, que parecem prever o que realmente iria em breve acontecer no mundo. Trata-se da visível degeneração da capacidade humana de raciocinar com lógica:

 

"Pelo que nos é dado ver, esse processo vai evoluir para as coisas mais espantosas e arrebentar para os lados mais diferentes. Alguns dos"enjolras" (referia-se Plinio a tais pessoas, com base no nome de um personagem do romance "Os miseráveis", de Victor Hugo) continuarão exatamente como são os de hoje, só que mais "enjolrados" e mais vazios." Interpõe o autor do livro: "E a continuação de suas palavras parece descrever certos aspectos da sociedade no século XXI:" "Outros, tenho a impressão de que vão dar em furiosos, assaltantes, como hienas e chacais. Sentindo-se lesados por todos, quererão agredir a todos, e esse será para eles o modo subconsciente de se vingarem: fazer a desordem e ferir a ordem natural, na qual não se enquadram. E isso será tido por todo o mundo como normal.

Se não tivéssemos certeza da promessa de Fátima, apesar de todos os meus impulsos em admitir o Reino de Maria eu seria tentadissimo de achar que isto é o fim do mundo."

 

O mundo está na Idade das Trevas pelo menos desde 1789, mas no século 21 isto ficou bem claro. Mas estas palavras do Professor Plínio Corrêa de Oliveira datam de 1977. Ele parece ter enxergado o deplorável estado em que o mundo iria mergulhar, Brasil inclusive.

O livro biográfico do Padre João Scognamiglio intitula-se "O dom de sabedoria na mente, vida e obra de Plinio Corrêa de Oliveira".