Falar de amor

Falar de amor é sempre inspirador. Seja o amor de uma mãe pelos seus filhos. Ou então de um amigo por aqueles que mais lhe importam. Ou ainda o de uma pessoa apaixonada que, ao final do dia de trabalho, sempre leva um bombom para presentear aquele – ou aquela – que já tem uma coleção daqueles embrulhos e sempre fica esperando pelo próximo chocolate. Então, sim, falar de amor, seja ele de qual tipo for, é sempre inspirador e nos faz ter lindos sonhos. Mas pode ficar ainda melhor. Pode ficar melhor se, ao invés de ficarmos apenas nos discursos, partirmos para as atitudes...

“O mundo precisa de pessoas que falem de amor com atitudes” (Autor Desconhecido)

Embora muitos gostem de falar de amor, gostem de compartilhar textos de amor e postar trechos de músicas que, de tão românticas, chegam a emocionar, poucos realmente amam. Porque amar, sendo um verbo, é simplesmente ação. Então não basta escrevermos textos e mais textos. Não basta fazermos discursos e mais discursos. Precisamos amar de verdade. Precisamos demonstrar esse amor. Precisamos que nossas ações e decisões sejam pautadas em nossa essência aparentemente tão nutrida e alimentada pelo amor. Ou será que o nosso sentimento só fica na boca sem passar disso? Será que nossos discursos são profundamente vazios e sem sentido? Será que só queremos falar bonito para enganar o maior número de pessoas que pudermos? Não. Não quero acreditar que usemos o amor para parecermos interessantes. Prefiro pensar que andamos desatentos e distraídos.

Que o amor se faça notar no respeito. Que o amor se faça sentir na compreensão. Que o amor se faça ser visto no carinho, na lealdade e no companheirismo que concedemos àqueles aos quais dizemos amar. Que o amor exale através de nossos gestos, através daquelas ações que ao mundo emanamos. Que o amor seja o nosso governador. Que antes de agir pensemos se é mesmo assim que o Amor espera que ajamos. Que pensemos, baseados no amor que dizemos sentir, antes de tomarmos quaisquer atitudes.

E isso é difícil. Claro que é. O amor não é qualquer sentimento – apesar que eu acredito que todos os sentimentos são importantes e têm algo a nos dizer. Mas o amor é nobre. O mais nobre dos nobres! Sendo assim, ele exige nobreza de nossa parte. Precisamos ser pacientes e perseverantes. Críticos e observadores em relação a nós mesmos. Precisamos lutar por ele todos os dias. Amar não é fácil. Seja amar nossos pais, nossos amigos ou nossos parceiros românticos. O amor exige certo trabalho. Um trabalho que é recompensado por mais e mais amor. Enquanto fizer sentido o amor existir. Nosso erro é nem tentar. Nosso erro é nos considerarmos o “alecrim dourado” e achar que tudo deve nos acontecer espontânea e naturalmente. O que não é verdade. O amor deve ser merecido. Precisamos nos tornar merecedores das grandezas que esse sentimento, se verdadeiramente vivido, é capaz de nos proporcionar.

(Texto de @Amilton.Jnior)