ATEU

(Socrates Di Lima)

 

Ateu

Pode ser aquela pessoa vazia,

sem fé e sem crença alguma.

Pode ser apenas um espermatozoide,

que abraçou o óvulo numa cópula ,

germinou, virou embrião

e foi parido no mundo selvagem..

E ao longo da sua existência,

absteve-se dos conhecimentos

dos tratados religiosos, filosóficos e sábios!

E se conheceu,

Nega-os pelo simples fato

de nao acreditar em nada

além do seu convencimento ilusório.

Ateu, 

Pode ser simplesmente,

Aquele individuo

que pelos seus próprios convencimentos

e conhecimentos no mundo que o rodeia,

não crer em Deus, espirito santo,

Onipotente,

Ociciente

Onipresente.

_________________________________________

Ateísmo

Escrito por Juliana Bezerra Professora de História

Ateísmo é a negação na existência de divindades ou de qualquer experiência transcendental.

Igualmente, o ateísmo só acredita naquilo que pode ser provado pela ciência e, desse modo, rejeitam os fenômenos baseados numa crença subjetiva.

Significado de Ateísmo

Ateísmo é uma palavra que deriva de ateu.

Por sua vez, esta tem sua origem do grego atheos, ou seja “sem deus” (prefixo “a” indicando negação + “theos”, que significa Deus).

Foi utilizada a partir do século V a.C., para designar aqueles que não acreditavam nos deuses ou que desrespeitavam seus lugares sagrados.

Ser Ateu

É difícil precisar o que seria um ateu, porque isto depende da definição dos termos “Deus” e “Divindades”, os quais possuem conotações variadas de acordo com as culturas em que surgem.

Se colocada em oposição ao seu antônimo -Teísmo - considerado a crença em uma ou mais divindades, ateu é aquele que não acredita em um Ser transcendental.

No entanto, há pessoas que creem nas forças da natureza, como os panteístas. Da mesma forma, há religiões como o budismo e o taoismo que seguem ensinamentos de um ser iluminado, mas que não é considerada uma divindade.

Além disso, o ateu pode ser alguém que possua uma postura cética em relação aos fenômenos sobrenaturais e não tenha motivações religiosas.

Também pode ser indiferente às forças paranormais (além do normal) e a morte seria o fim da existência humana na terra.

Veja também: Ceticismo

História do Ateísmo

Desde a Antiguidade, existiram pessoas que não creiam nos deuses que sua comunidade acreditava.

O exemplo mais conhecido é o de Sócrates, que foi condenado à morte, dentre outras acusações, por não acreditar nos deuses.

Com a paulatina cristianização da sociedade europeia, o simples fato de duvidar da existência de Deus, já não era bem visto pela Igreja Católica. Posteriormente, após a Reforma Protestante, o ateísmo foi rechaçado por estas novas correntes.

Foi a Revolução Científica e o Iluminismo que levantaram, efetivamente, a ideia que a Bíblia e a tradição religiosa não tinham todas as repostas para as questões humanas.

A partir de então, ideologias como o comunismo e o anarquismo serão abertamente ateias.

 

Tipos de Ateísmo

Como não há uma doutrina ateísta para determinar exatamente em que não se deve acreditar, encontramos uma ampla gama de posturas descrentes.

Espiritualista

Os ateus espiritualistas são caracterizados mais pelo ceticismo do que pela negação. Alguns podem se identificar com religiões “ateístas” como o budismo, hinduísmo, taoismo, etc.

Ao mesmo tempo, o ateísmo espiritualista procura uma explicação causal para os fenômenos naturais, mas sem que haja uma rejeição obrigatória da existência dos deuses.

Materialista

Existe uma corrente do ateísmo que se alinha às concepções mais materialistas, nas quais se afirma a inexistência de qualquer divindade ou ser paranormal.

Alguns ateus materialistas buscam, inclusive, o fim da religião e fazem campanha contra a existência de templos, igrejas e do ensino religioso.

Filosófico

O ateísmo filosófico seria quase uma redundância, pois a questão da existência de um Ser Superior ocupa o estudo de vários filósofos.

Afinal, a prova empírica da existência de Deus é, em si mesma, um debate que se serve de figuras de linguagem e filosóficas.

O fato de não acreditar em Deus não significa que ele não exista. Ausência de evidência não quer dizer evidência de ausência. No entanto, enquanto Deus não aparecer em pessoa, não poderei afirmar que Ele exista. Darin McNabb, filósofo, professor do Instituto de Filosofia de la Universidade de Vera Cruz, México.

Ateísmo x Agnosticismo

O ateísmo é muitas vezes confundidos com o agnosticismo. Enquanto o ateu declara que não existe a divindade, o agnóstico afirma que ele não tem conhecimento suficiente nem para provar que ele existe ou não.

Desta maneira, o agnosticismo nem se esforça para provar a existência de Deus, como nem se incomoda em refutar a tese contrária.

Principais Argumentos do Ateísmo

Os principais argumentos ateístas irão chocar com conceitos de natureza sobrenatural e transcendental.

Sua crítica recai, sobretudo, às concepções que não tenham nenhuma prova comprovada por métodos científicos, constituindo assim, argumentos racionais para comprovar a existência divina.

Com isso, afirmações que provem a existência de deus pela experiência pessoal, pela na tradição, ou num livro não serão provas válidas para um ateu.

Símbolo do Ateísmo

A rigor, o ateísmo não poderia ter um símbolo, pois este é uma prerrogativa das religiões. No entanto, numa sociedade que está rodeada de logotipos de empresas de todas os segmentos, os ateus também criaram sua marca visual.

A trajetória do átomo e a letra A

Um símbolo utilizado pela ateísmo é a letra A e o percurso de um átomo para simbolizar a ciência

Curiosidades

Mais de 2,5% da população mundial considera-se ateia, enquanto 11,9% afirma não possuir religião.

Os esquimós são exemplos de um povo que nunca acreditaram em deuses.

Frases sobre o Ateísmo

“Foi o medo que trouxe primeiro os Deuses para o mundo.” (Gallus Petronius, cortesão Romano do Século I)

“Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas.” (Napoleão Bonaparte, Imperador francês)

“Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores.” (Bruce Calvert)

“O jeito de ver pela fé é fechar os olhos da razão.” (Benjamin Franklin, autor e inventor)

“A religião é comparável com uma neurose da infância.” (Sigmund Freud, psicanalista austríaco)

“A fé é frenquentemente a vaidade do homem que é muito preguiçoso para investigar.” (F. M. Knowles, pintor canadense.

 

Deus é Onipotente, Onipresente e Onisciente

Ser onipotente, onipresente e onisciente são três características de Deus. Ele tem todo poder, todo conhecimento e está em todo lado. A Bíblia não usa as palavras onipotente, onipresente e onisciente, mas mostra que Deus tem essas características.

O prefixo “oni-” significa “todo”, algo que é completo, sem falhas. Assim, onipotente significa todo-poderosoonipresente significa presente em todo lugar e onisciente significa com todo conhecimento.

Deus Onipotente 

Deus tem todo poder. Não há nada que Ele não pode fazer! Seu poder é total (Gênesis 17:1).

Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus todo-poderoso; ande segundo a minha vontade ­e seja íntegro.
- Gênesis 17:1

Por Seu poder, Deus criou o mundo e estabeleceu suas regras. Por Seu poder, Deus também faz milagres. Nada é difícil demais para Deus, nenhuma situação está fora de Seu poder e ninguém é mais poderoso que Ele (Jeremias 32:17). Todo poder vem de Deus, por Sua permissão.

“Ah! Soberano Senhor, tu fizeste os céus e a terra pelo teu grande poder e por teu braço estendido. Nada é difícil demais para ti.
- Jeremias 32:17

Nosso poder é limitado, mas o poder de Deus é completo (Marcos 10:27). Deus é todo-poderoso, onipotente.

Jesus olhou para eles e respondeu: “Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus“.
- Marcos 10:27

 

Deus Onipresente (e o que significa)

Deus está em todo lado e vê tudo! Nada está escondido dele. A Bíblia diz que é impossível fugir de Deus, porque Ele está presente em todo lado (Salmos 139:7-8).

Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás.
- Salmos 139:7-8

Não existe lugar nenhum onde Deus não pode entrar para ver o que está acontecendo. Deus vê tudo, até mesmo os segredos mais escondidos de nossos corações (Provérbios 15:3).

Os olhos do Senhor estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons.
- Provérbios 15:3

Não dá para mentir a Deus, porque Ele sabe o que está acontecendo (Salmos 33:13-15).

Dos céus olha o Senhor e vê toda a humanidade; do seu trono ele observa todos os habitantes da terra; ele, que forma o coração de todos, que conhece tudo o que fazem.
- Salmos 33:13-15

Deus não está limitado a ficar em um só lugar de cada vez, como nós. Ele pode estar em todo lado ao mesmo tempo! Nenhuma outra criatura, nem mesmo os anjos ou demônios, tem esse poder de estar em todo lado. Somente Deus é onipresente.

Deus Onisciente 

Deus entende todas as coisas e tem toda sabedoria. Ele conhece tudo.

Deus não somente vê tudo, mas Ele também conhece tudo de maneira perfeita. Não existe nada que Deus não sabe ou que não entende. Ele conhece cada detalhe de Sua criação (Jeremias 10:12).

Mas foi Deus quem fez a terra com o seu poder, firmou o mundo com a sua sabedoria e estendeu os céus com o seu entendimento.
- Jeremias 10:12

Seu conhecimento é completo e Sua sabedoria é total. Ninguém é mais sábio que Deus porque Ele sabe tudo e sempre conhece o que é melhor (Provérbios 2:6).

Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento.
- Provérbios 2:6

Nós nem sempre entendemos o que está acontecendo, mas Deus sabe e está no controle. Quando obedecemos a Deus, encontramos sabedoria (Salmos 111:10). Toda sabedoria vem de Deus, porque Deus é onisciente.

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre!
- Salmos 111:10

 

 

 

 

 

 

 

Socrates Di Lima
Enviado por Socrates Di Lima em 15/08/2023
Reeditado em 17/08/2023
Código do texto: T7862322
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.