Ressignificar

Hoje, não coincidentemente , a palavra "Ressignificar" ecoou em meus pensamentos.

Ao acordar, refleti sobre o fatídico abraço anual – aquele contato que durante muitos anos foi marcado pelo mesmo sentimento, uma mistura de ressentimento, resignação e anseio por afeto. Ao longo dos anos que consigo lembrar, foi assim. Na crença de que estava tudo bem, inadvertidamente magoava repetidamente aquela menina de olhos medrosos, que se assemelhavam à jabuticabas maduras.

Admito estar atravessando os anos mais complexos e desafiadores de minha vida, uma fase de contemplação da vida adulta. No entanto, por agora, quero focar no que é essencial e singular à experiência humana: os sentimentos. É nesse âmbito que a palavra "ressignificar", que surgiu neste dia, ganha relevância, atingindo-me como um soco no estômago. Por anos, fui silenciada, por vezes liberei minha raiva, mas as cicatrizes da carência afetiva e das lembranças da crueza com que minha infância foi moldada deixaram marcas mais profundas que o próprio significado daquele abraço.

E, hoje foi o dia do fatídico abraço anual, do contato "estranho", do dia tenso, pois, como mencionei, as feridas passadas ainda se fazem sentir. No entanto, a palavra "ressignificar" emergiu e, pela primeira vez, permiti a mim mesma – mesmo com dificuldade – enxergar meu pai com olhos de perdão.

Percebi que a vida o transformou, deixando-lhe traços de fragilidade. À beira dos 60 anos, seu cabelo quase todo branco, sua estatura um tanto diminuída em relação ao homem que conheci quando tinha trinta anos, seus músculos enfraquecidos já não me impõem temor. Sua voz e personalidade também se metamorfosearam; agora ele usa as palavras com mais habilidade para expressar sentimentos, às vezes com aspereza, mas ele aprendeu a se comunicar de forma mais eficaz. Ele ri, brinca com seu neto e até cobra a atenção e o afeto que raramente nos ofereceu.

Mas por quê?

A vida dele também não foi fácil. Cresceu sob a pressão de se tornar um "homem honesto e trabalhador", o que significava testemunhar agressões de seu pai contra sua mãe, estar ciente das traições paternas, sofrer abusos verbais e físicos, e ser privado de oportunidades educacionais devido à necessidade de trabalhar e sustentar a família -paradoxal, não é mesmo? - Ele repetiu padrões que seu próprio pai havia estabelecido na criação de seus filhos. Para ele, ser um bom pai significava ensinar caráter e garantir alimento na mesa – um fato inegável. Porém, "nem só de pão vive o homem".

O ponto é que o ato de "ressignificar" envolve reconhecer que ele deu o melhor de si naquele momento, com base em sua própria formação. À medida que os anos passaram, ele mudou para melhor, admitindo alguns erros. Hoje, vi-o defender meu irmão, abraçar meu sobrinho e sentir alegria ao ver minha irmã. Mais uma vez, ele rejeitou o presente que lhe dei, mas usou palavras suaves para evitar me magoar. O mais significativo é que, nos últimos anos, ele esteve presente em nossas vidas. E neste dia, mesmo que ele não soubesse, eu o compreendi e ressignifiquei aquele abraço e esta data.

Para além disso, ontem me permiti brincar de balanço.

Cássia Motaa
Enviado por Cássia Motaa em 14/08/2023
Código do texto: T7861603
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.