Depois o café esfria

É bem verdade que a internet possui o seu lado obscuro. Mas também é verdade que essa mesma internet pode nos proporcionar os mais belos e significativos momentos. Desde uma conversa em tempo real olhando nos olhos de alguém que está a quilômetros de distância de nós, até uma simples reflexão que, nascendo da alma e do coração de outra pessoa, entra no nosso coração e modifica alguma coisa em nossa própria alma. E foi caminhando pelos bons trilhos da internet que fui confrontado por um pensamento que alertava para o fato de que é um grotesco erro nos deixarmos guiar pelo depois, como se fôssemos ter todo o tempo do mundo. Não consigo me lembrar do texto por inteiro, mas o que se fixou em minha mente e que eu acredito que nunca mais me esquecerei foi o trecho no qual o autor diz que “depois o café esfria”.

E o café pode significar muitas coisas em nossas vidas. Antes de tudo, é necessário que pensemos sobre o prazer de se tomar um bom gole de café (ao menos para quem, ao contrário de mim, realmente gosta rsrs). Pense no cheiro. Quando ele ainda está sendo preparado. Agora sinta o calor do copo naquela tarde fria de inverno. Você separou umas rosquinhas de coco, ou de baunilha, para acompanhá-lo enquanto saboreia o líquido esfumaçante. Esse prazer, no entanto, só é apreciado se você tomar o café logo depois que ele for passado. Se deixar para mais tarde, sobretudo se acabar se esquecendo de manter a cafeteira ligada ou, então, de despejar o café em uma garrafa térmica, não será o mesmo prazer. Ele estará frio. E o gosto já não será o mesmo. Não terá o mesmo efeito. Ou, ainda, nem café terá, porque, alguém, antes de você, tomou tudo o que restava.

Quantos cafés não desperdiçamos, não é mesmo? Achamos que as coisas boas da vida irão durar para sempre. Ou então que teremos todo o tempo do mundo para sermos felizes, para dizer que amamos, para cuidar de nós mesmos ou oferecer nosso afeto e nosso carinho a alguém que muito significa para nós. E deixamos a vida para depois. Esquecendo-nos de que “depois o café esfria”. Quando finalmente decidimos viver aquelas coisas que por tantas vezes adiamos, elas já perderam o sentido. Ou as pessoas que seriam fundamentais para a concretização daquelas experiências já não estão entre nós. É quando o café já perdeu o calor e teve alterado o seu sabor que, então, despertamos para o fato do quão equivocado é deixar a vida para depois, um depois que nunca chega, que nunca acontece, um depois que simplesmente não existe.

Porque tudo o que temos é o agora.

Portanto, seja feliz agora. Ame agora. Cuide agora. Construa laços agora. Realize sonhos agora. Faça alguém sorrir agora. Crie intimidade consigo mesmo agora. Sinta a vida agora. Viva agora. Aquilo que não puder ser feito agora não deve estar no topo de suas preocupações. Mas quanto àquilo que no Agora pode perfeitamente acontecer, jamais deixe para o Depois. Porque depois o café esfria...

(Texto de @Amilton.Jnior)