DA EXPERIÊNCIA DE QUASE MORTE

Uma experiência de quase morte, por mais que propicie uma certa desesperança, pode ser fundamental para obtermos uma compreensão de quem somos e para vermos o despontar de uma nova vida, o seu surgimento progressivo que favorece a busca pelo seus significados e a consciência de nossa finitude existencial. Eis aqui o renascimento simbólico do ser em busca de sua própria essência e na descoberta de sua própria alma. É dessa experiência simbólica de quase morte ou uma morte em vida, que uma individualidade descobre o seu potencial para a individuação, tão logo ele passa a ressignificar a sua própria existência. E a psicoterapia, tão importante para o autocuidado, é um espaço ou ambiente possível para que ocorra essa vivência. E permite, principalmente, o estabelecimento da confiança, do amor e da liberdade de trazer à tona as verdades e singularidades do ser humano. Esta não visa a compreensão de apenas uma particularidade do ser, mas da integralidade desse ser por meio de esforços para favorecer a conexão profunda dessas particularidades, focando no todo do ser humano e no seu desenvolvimento nas mais variadas esferas de influência.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 12/08/2023
Reeditado em 12/08/2023
Código do texto: T7859830
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.