Indiferença

A quem ama eu acredito que uma das piores e mais árduas dores a serem enfrentadas em um relacionamento seja a da indiferença. E eu não me refiro apenas ao relacionamento romântico, aquele entre duas pessoas que, romanticamente falando, parecem se amar ao ponto de sonharem com a construção de uma família e coisas do tipo... Outros tantos tipos de relacionamentos também podem sofrer com a indiferença, sejam eles entre pais e filhos, amigos etc. A indiferença é cruel. E é cruel porque de um lado há sempre alguém disposto a ajudar, a cuidar, a acolher, a ouvir, a oferecer-se enquanto uma boa companhia, um alguém disposto a se fazer presente na vida daquele que ama. Enquanto do outro há alguém vazio, aparentemente distraído, que não consegue enxergar o quanto é amado, o quanto é estimado, o quanto é valorizado e, assim, devolve com indiferença o amor que recebe.

Até que deixa de receber.

E então percebe que errou ao adormecer quando teve o amor, seja ele qual for, há poucos centímetros de distância.

Não que devamos ser melosos uns com os outros a todo momento. Nem que devamos nos amar sempre na mesma intensidade. Porque não é assim que funciona. As pessoas são diferentes entre si, possuem visões de vida diferentes, é evidente que amariam de formas igualmente diferentes. O importante é que possam se amar. O importante é que nunca retribuam o amor, com o cuidado, o carinho e o afeto a ele relacionados, com indiferença e a ingratidão, o desprezo e a desatenção a ela ligados.

Porque a dor de ver o seu empenho por amar ser totalmente desmerecida é cruel demais. Você se doa. Você se entrega. E você confia. Você conquistaria o mundo e não se importaria em deixá-lo apenas para você. Você o compartilharia. Você tiraria de seu corpo, se necessário fosse, para aquecer o corpo do outro. Então você se doaria sem pensar duas vezes. Sem cogitar a ideia de não ser tão intenso em sua demonstração. Na comprovação de sua veracidade. No anúncio do quão imensamente verdadeiros são os seus sentimentos. O pior pagamento ao amor é a indiferença.

Se você já sofreu essa dor, saiba que o problema não estava em você. O problema nunca está em quem ama sabendo o real significado desse sentimento. O problema estava em quem se cegou emocionalmente e não foi capaz de reconhecer a raridade daquilo que possuía nas mãos. Não deixe de amar. O amor que você conceder ao mundo será aquele que o eternizará. Quanto aos que não puderem conviver com a sua eternidade em suas vidas, deixe-os passarem, eternize-se naqueles que se eternizarão junto a você!

(Texto de @Amilton.Jnior)