Vontade de Deus...?

Coisa rápida, igual nuvem: Deus tem vontade?

Que coisa, pensei de repente na situação de algum malfeito, digamos que grande, como um homicídio — ocorreu, sob o véu infinito do olhar divino. Esse ato, portanto, aconteceu com a devida "aceitação" por parte de Deus? Foi "vontade" dEle, como dizem? Já vi vários: tá doente? Deus quis... Deus sabe o que faz... Coisas do tipo. Chega a ter um fedor de lógica: se não tiver sido a partir da vontade de Deus, então não há um, já que Ele é o detendor de tudo; que absurdo seria algo acontecer sem a sua autorização... Fica sendo o pensamento certo. Entretanto, como poderia essas vilezas todas sucederem com vênia do Absoluto quando Este é o "Sumo Bem" — e todos os outros nomes que remetem à bondade, amor... et cétera? Seria possível o Amor dizer sim ao ódio? Este é o problema. As pessoas, certamente, fazem bem ou mal através do livre-arbítrio. Agora, me parece chulo dizer que algo aconteceu por "vontade" dEle, uai. Vontade fica a parecer coisa por demais humana, e vê-la em Deus me cheira a humanos tentando entender o inentendível a partir de si mesmos, personalizando o superpersonal. Ai, ai.

Rodrigo Hontojita
Enviado por Rodrigo Hontojita em 01/08/2023
Código do texto: T7851373
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.