Obediente
Charles, que ainda não chegou no consultório, lamenta não poder mostrar seu gerador de E.C.T à distância.
Na Universidade onde leciona, tem uma réplica que Stanley Milgram (1933-1984) havia feito para seu famoso estudo sobre obediência no início dos anos 1960. Sob o pretexto de avaliar o papel da punição na aprendizagem, este último colocou cidadãos comuns nos controles deste dispositivo supostamente conectado a uma espécie de cadeira elétrica. Em uma sala adjacente, um cúmplice da equipe de pesquisa fazia um exercício de memorização. A cada erro, a cobaia tinha que administrar choques de intensidade crescente, primeiro 15 volts, depois 30, depois 45 e assim por diante, até 450 volts. Claro, a "vítima" estava simulando sofrimento, mas o operador do aparelho nada sabia sobre isso, nem suspeitava que ele fosse o verdadeiro sujeito do estudo. Quais as razões pelas quais tantos participantes foram até o fim?
"Quanto mais dócil, mais útil" Michel Foucault.
Fonte: https://www.lemonde.fr/