Suas conquistas

Na vida sonhamos muitos sonhos. O que é perfeitamente normal. Alguns destes sonhos ganham um significado bastante íntimo, são alimentados por inúmeras expectativas e o simples fato de serem sonhados já despertam em nós tantas emoções. Nós nos imaginamos concretizando tais sonhos. E essas imaginações arrancam de nossos lábios sorrisos largos, cheios de vida e entusiasmo por fazer os dias acontecerem de forma que possamos nos encaminhar ao objetivo que tanto cobiçamos: a alegria de contemplar a realização de projetos que há muito desejamos. No entanto, a parte “ruim” é que tais realizações dependem de nós e dos nossos esforços. É quando vamos à luta.

E essa luta, em muitos momentos, é vivida solitariamente, apenas por nós mesmos, sendo nós os nossos únicos companheiros de guerra. Então passamos por dores. Fazemos sacrifícios. Acabamos nos submetendo, ou tendo que nos submeter, a determinadas circunstâncias porque o nosso sonho vale qualquer sofrimento que venhamos a experimentar. Muitas das vezes somos criticados. Em muitos momentos precisamos lidar com a descrença daqueles que, ridicularizando-nos, não se envergonham ao tecer comentários maldosos que apenas nos diminuem e anulam. Como se não bastasse a descrença dos outros – que na verdade nem deveria ter tanta importância – ainda lidamos com a descrença que temos em relação a nós mesmos, com a exigência por sermos sempre os melhores, o peso que colocamos em nossas costas ao nos cobrar por uma inexistente perfeição. Às vezes, em nome de um sonho, nossa luta é contra o mundo, mas também contra nós mesmos.

Só que, felizmente, em tantos casos, a gente vence e consegue concretizar aquele objetivo que traçou há tanto tempo. É o momento de nos orgulharmos das nossas conquistas. É o momento de celebrarmos a pessoa que estamos sendo, o ser humano que estamos construindo. Nem sempre conseguimos. Achamos que não somos merecedores. Ou pensamos que estaríamos sendo arrogantes e exibidos. O que não é verdade. Porque o fato é que o mundo não irá reconhecer os nossos esforços. Por mais árduos e cansativos que eles tenham sido. Na realidade o mundo está pouco se importando para a forma como vivemos nossas vidas. Então se nós não nos orgulharmos de nós mesmos, quem vai?

Meu convite hoje é para que você celebre a sua vida, celebre as suas vitórias, celebre quando um sonho for, enfim, realizado. Apenas celebre! Comemore. Fique feliz. Você é sim merecedor dessa conquista e teve um árduo trabalho para que pudesse chegar até onde chegou. Então se orgulhe disso. Só você sabe as dores que precisou suportar, as indiferenças com as quais teve que lidar, as portas trancadas que precisou implorar para que fossem abertas. Só você sabe o verdadeiro preço da sua conquista. Para os outros pode ter sido fácil. E os outros pode ser que o vejam cheio de glamour pela posição que foi capaz de alçar na vida. Eles não viram a sua batalha. Não assistiram as suas lágrimas. Nem estiverem presentes na hora do seu desespero. Foi você quem esteve lá em todos esses momentos contendo a si mesmo, encorajando a si mesmo, dando forças a si mesmos. Celebre isso. Celebre a sua grandeza!

(Texto de @Amilton.Jnior)