Frase forte

Há muitas frases fortes. Intensas. Com poderosos efeitos. Frases que seriam transformadoras, redentoras até, se ditas com sinceridade, se proferidas a partir do coração, se compartilhadas tendo, por parte de seus enunciadores, um pleno compromisso com a honestidade do coração. Frases que perderam seu sentido, seu profundo significado, porque passaram a ser proferidas de forma superficial, banal, por pessoas que não entendem, ou não se preocupam em entender, a verdade por trás daquelas palavras que deveriam ser respeitadas em seu poder de atribuir sentido à vida. Dentre essas frases, uma que é dita de forma quase automática: “eu te amo”

“Eu te amo é uma frase muito forte para ser dita em vão. Ame primeiro, diga depois” (Renato Russo)

Como direi que amo sem antes sentir o amor? Sem antes entrar em contato com ele? Sem antes entender o que é realmente amar alguém? É impossível. Como é impossível dizer que sou empático sem antes entender como funciona a empatia, sem antes me convencer de que, para ser empático, devo me desvestir de mim mesmo para experimentar a roupa do outro e, assim, tentar compreender o quanto lhe pode ser desconfortável viver por baixo daqueles panos. Então eu retomo... Como posso dizer que amo se não entendo que o amor é nobre, é paciente, é tolerante, é perseverante, é humilde, é generoso, é solidário, é sublime, é amigo, é confiante, e tem o poder de me fazer desejar ardentemente pelo crescimento da outra pessoa respeitando que ela poderá crescer o quanto lhe for permitido mesmo que isso ultrapasse os meus próprios limites? Não... O amor não é bobo, então não deve se sujeitar ao impossível, ao doloroso, ao injustificável. Mas o amor é nobre e só o vive quem tiver nobreza o bastante para compreender que ele não é uma simples palavra usada para nomear algum sentimento. Amor, embora substantivo, também pode ser entendido como verbo, porque amor é ação. Só posso dizer que amo se amar realmente.

Então que não declaremos amores em vão. Que não criemos ilusões em corações desejosos por experimentar o amor em sua integridade. Infelizmente, alguns têm estado dispostos à realidade do amor, enquanto outros, confundindo-o com desejos efêmeros e superficiais da materialidade da existência humana, apenas querem a diversão que confundem com amor. Diante disso, nenhum relacionamento prospera. Não basta que apenas um compreenda o sentido do amor. É necessário que ambos, dentro de uma relação pautada pelo mais nobre dos nobres sentimentos, atribuam a ele o mesmo sentido: o amor serve para que nos engrandecemos apoiados um no outro. Não quer dizer que nos confundiremos, e, então, perderemos nossas individualidades. Não é isso. O amor verdadeiro preserva a individualidade abrindo espaço para que tenhamos a chance de construir uma vida que chamaremos de nossa. Nem todos entendem isso. Então dizem que amam sem realmente amar.

(Texto de @Amilton.Jnior, psicólogo)