Educação em debates: Pseudodicotomias na educação católica: muitos se arvoraram em criticar, mas a Igreja, universidades e suas escolas...

Educação em debates:

J B Pereira

Escritor, professor, com formação filosófica e teológica

Mestre em críticas culturais pela UFSJ (2011)

Por muito tempo pensaram confundir ou mostrar as contradições da educação católica. Sim, houve exageros. Contudo, com a modernidade e pós-modernidade, os educadores e professores católicos atentos às ciências da psicologia, pedagogia, antropologia etc. se empenharam por renovar e transformar com eficácia e eficiência a educação em colégios confessionais ou não. Essa contribuição pontual e atual se deve a séculos de estudos dos salesianos, maristas, jesuítas, dominicanos, salvatorianos, orionitas, verbitas etc.

Veja a premissa dualista e antitética de

"Os países de tradição católica estão condicionados por um componente

filosófico de raiz platônica quando consideram a preexistência das ideias

sobre a realidade, promovendo um pensamento em favor do saber pelo

saber. Os países de tradição calvinista, com fundamentação filosófica

aristotélica, valorizaram, e ainda valorizam, a capacidade aplicativa do

conhecimento." (2020, p. 19)

FONTE: ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Métodos para Ensinar Competências. Cap. 1 e 2. Porto Alegre: Penso, 2020. https://www.apostilasopcao.com.br/arquivos-opcao/erratas/11420/69601/como-aprender-e-ensinar-competencias.pdf

Ora, não é quem assim tão fácil desmantelar ou desconsiderar a atualidade de escritos em educação de José Carlos Libâneo, intelectual, educador e escritor brasileiro, e suas propostas ou críticas à educação autoritária e outras tendências inócuas como tecnicismo etc. Veja sendo intelectual, é também sacerdote jesuíta, da mesma congregação do Papa Francisco. E Libâneo (nascido em Angatuba, SP, em 1945, com idade 78 anos) tem nos brindado ou presenteado, corajosamente, com livros e artigos significativos em Educação e como educar.

Biografia do Libêneo:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Carlos_Lib%C3%A2neo

http://letrasunifacsead.blogspot.com/p/jose-carlos-libaneo-biografia.html

Aceleração Escolar – Estudos sobre educação de adolescentes e adultos (1976).

Democratização da Escola Pública – A pedagogia crítico social dos conteúdos (Editora Loyola, 17ª edição).

Didática (20ª edição). ISBN: 9788524916038; 288p

Adeus Professor, Adeus Professora? – Novas exigências educacionais e profissão docente (4ª edição).

Pedagogia e Pedagogos, Para que? (3ª Edição).

Organização e Gestão da Escola. 259p, Editora Alternativa

FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Carlos_Lib%C3%A2neo

Faz parte do Conselho Editorial das revistas Olhar de Professor (UEPG), Revista de Estudos Universitários (Sorocaba), Educativa (UCG), Espaço Pedagógico (UPF) e Interface — Comunicação, Saúde e Educação (Unesp Botucatu).[2]

Seus melhores livros:

http://letrasunifacsead.blogspot.com/p/jose-carlos-libaneo-algumas-obras.html

“Democratização da Escola Pública – A Revisão Crítico-Social dos Conteúdos” em: http://letrasunifacsead.blogspot.com/2011/11/jose-carlos-libaneo.html

Minha crítica:

Muitos criticam a Igreja e seu pensar, contudo não a conhecem, pouco ou quase nada conhecem da História da Educação e da Igreja, não conhecem os colégios católicos e nem entraram em um deles. (...) muitos se arvoraram em criticar, mas a Igreja lançou bases sólidas ou epistemológicas para as Universidades, movimentos estudantis e suas escolas, ainda constituem sólido e solícito legado ocidental irredutível e forte para edificar culturas e fazer germinar o homem novo de que precisamos ainda hoje ... Estou falando de competentes e eficientes pensadores católicos ...

J B Pereira

Desse modo, o pensamento antitético de ZABALA e ARNAU não fazem jus a experiência pensante ou arcabouço ricamente por séculos ou décadas dos intelectuais católicos. Criticar simplesmente cai no criticismo. São pseudodicotomias ou engodo analógico farsante e perigosamente injusto contra a herança católica, desde o tomismo, a superação do neoplatonismo para uma guinada que se deu no século XIII. Tomás de Aquino, Doutor da Igreja Católica Romana, Doctor Angelicus, soube dar uma versão aristotélica contra os Averróis e Maimônides, edificando ou compilando a monumental obra "Summa Theologiae" ou Suma Teológica, com vários volumes. Nessa época, tinha Aquino 53 anos, quando veio a falecer em 1274. Fez uma genial "construiu uma síntese original entre o pensamento filosófico grego e a doutrina cristã." Foi o auge da Escolástica, que surgira no século XII. Momentos de retornarmos e considerar que o atual desenvolvimento acadêmico hoje que vislumbramos começou lá trás com a Igreja católica Apostólica Romana com as "primeiras universidades [que] foram fundadas em solo europeu entre os séculos XI e XII – contam-se entre as mais antigas as de Paris, Bolonha e Oxford." No séc. XIII, o debate cultural europeus tinha os seguintes interlocutores como: "rata-se de um complexo conjunto de filósofos e teólogos que irão influenciar o Aquinatej ou Tomas de Aquino. Nesse conjunto, assomam-se Alberto magno, São Boaventura, Pseudo-Dionísio, os filósofos árabes e comentadores de Aristóteles Al-Farabi, Al-Kindi, Ibn-Gebirol, Avicena e Averróis e o importante filósofo e rabino Maimônides. Nesse instante da história de fim de Idade Média, preparação para o Renascimento, o humanismo e universidades católicas se dedicaram ao "sistema de um estudo e conhecimento em que razão e fé pudessem caminhar juntas na busca pela verdade..."

Critica II

Não concordo com a lapidar e preciptada constatação de

sobre a educação reduzindo-a ao fracasso por causa de concepções relativas à Igreja católica, elevando aplausos ao calvinismo ou aos britânicos. Veja o pensamento de , abaixo:

"O valor do saber por si mesmo determinou, e ainda determina, as

características dos sistemas educacionais e a preeminência da teoria sobre

a prática, especialmente nos países de tradição católica que, herdeiros dos

princípios da Contrarreforma, estão condicionados por um forte

componente filosófico de raiz platônica, ao considerar a preexistência de

ideias sobre a realidade (o mito da caverna), e promovem, com isso, um

pensamento generalizador em favor do saber pelo saber. Em

contraposição, a importância da teoria sobre a prática não ocorreu da

mesma forma nos países de tradição calvinista, que com uma base

filosófica de raiz aristotélica (matéria e forma são coisas reais)

valorizaram, e ainda valorizam, a capacidade aplicativa do conhecimento.

É bem conhecido o menosprezo de muitos membros da “inteligência” de

nossas sociedades latinas ao suposto “utilitarismo” do saber anglo-saxão." (2020, p. 19)

FONTE: ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Métodos para Ensinar Competências. Cap. 1 e 2. Porto Alegre: Penso, 2020. https://www.apostilasopcao.com.br/arquivos-opcao/erratas/11420/69601/como-aprender-e-ensinar-competencias.pdf

O pensar de Zabala e Arnau se equivale à similar proposta de A ética protestante e o "espírito" do capitalismo é uma obra produzida por Max Weber, de 1904.

O erro reducionista é parvo e ridículo visto que as comparações não se fundamental de per si. Para Clifford Geertz (Autor) em A Interpretação das Culturas, publicado e lançado em em 1974, as culturas são diferentes, com relativa autonomia, cujo respeito está acima de estereótipos e analogias apressadas ou reducionista. O estudioso é sempre o segunda mão ou segunda interpretação em relação à cultura do outro: custa-lhe entender o nativo ou autóctone. Precisa passar um tempo com o nativo para apreender seu pensar e viver, sentir e ser. Só depois ponderar suas observações, com riscos sérios de flutuação e receios de superioridade. Toda cultural tem suas idiossincrasias. Ora, também o pensar de cada época, cada grupo social, cada região do Brasil, cada escola... Veja que temos o risco de generalizações, reduções, extrapolações etc. Tais rotulações são insanas e prejudiciais às ponderações de políticas pública para educação, didáticas, pedagogias de aprendizagem.

Veja também as sociedades estadunidenses, londrina e países que aderiram ao calvinismos têm suas limitações e paradoxos. Poderíamos elencar várias. Por respeito a cada conjunto de contextos, é melhor manter prudência, elegância e respeito. A crítica é séria ou ela nos desvai para o criticismo kantiano.

Desse modo, os conflitos e paradoxos existem em quaisquer latitudes e altitudes, não somos perfeitos. Temos vantagens que os americanos ou atlanticistas, londrinos e calvinistas não têm. E vice-versa: eles têm meandros e nuanças que nos são admiráveis e avantajadas em relação as nossas heranças culturais. A truculência e violência ou violações dos direitos da pessoa humana, o desrespeitos à educação e às diferenças em relação às minorias e gêneros foram cometidos em ambos os lados: católicos e não católicos (por exemplo, calvinistas). Ora, são acontecências históricas lamentáveis e duras a que ouvimos sempre de um lado contra o outro, mas todos tem mãos sujas de sangue. E vejo que houve erros demais por causa do autoritarismo e das pessoas dominadas por sede de poder, riqueza, prazer etc. Esqueceram-se do Evangelho e do Amor mútuo a que Cristo nos ordenou ou nos mandou praticar e viver, amar, perdoar...

Peço que, já estamos em pleno século XXI, que respeitem a Igreja Católica cujos papas modernos e atuais vivenciam o respeito aos direitos e às diferenças humanas e das diversidades ecológicas, étnicas e culturais. Souberam pedir perdão dos erros do passado. E vivemos hoje como uma mentalidade melhor, menos arrogante que a Igreja em séculos passados. E penso que pensadores não deveriam perder tempo em gastar tinta e papel para mostrarem-se superiores ou melhores às custas de criticismos evasivos à Igreja Católica Apostólica Romana. [

Concretamente, o que tem feito tais escritores e autores, além de escrever, para comprometer com a causa da justiça e da Educação de qualidade se vivem do passado ou reificam ou idealizam ou ficam fixos ou ideias-fixas de ideologias, as quais não funcionam, passam apenas de modismos e esnobismos, sem sentido...

Peso que entrem em sala de aula, deem 9 aulas por dia, repensam o salário do professor - salário de fome .... desatualizado... E se invistam em fomentadores de políticas públicas e partidárias de pagar o salário decente aos educadores dos Brasis, um tem tudo e outro, nada tem: desequilíbrio e contradições do sistema educativo... ainda existem. Precisamos mobilizar para mudar... Bem-vindo ao multiculturalismo, qual é o seu, repetidor da cultura dominante ou diálogo com as culturas populares. Com ou sem hibridismos culturais...

Referências:

A Interpretação das Culturas eBook Kindle

por Clifford Geertz (Autor)

https://www.amazon.com.br/Interpreta%C3%A7%C3%A3o-das-Culturas-Clifford-Geertz-ebook/dp/B073DL7H3J

Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

https://pt.wikipedia.org/wiki/A_%C3%89tica_Protestante_e_o_Esp%C3%ADrito_do_Capitalismo

J B Pereira e https://novaresistencia.org/2020/06/24/tomas-de-aquino-e-o-seculo-xiii/
Enviado por J B Pereira em 19/07/2023
Reeditado em 19/07/2023
Código do texto: T7841106
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