Pessoas que não acreditam ser merecedoras de amor

Dar e receber amor deveria ser algo natural, no entanto, para algumas pessoas isso é complicado, como se fosse uma árdua tarefa. São pessoas que se sentem desprezíveis, decepcionantes. A análise que fazem de si, é tão péssima e carregada de desprezo, que as tornam incapazes de ver alguma coisa boa nelas.

Pois é, mas de onde vêm estes maus-tratos?

É uma crença incapacitante e profunda: “sou desprezível e ninguém deveria gostar de mim". Essas pessoas não se apoiam apenas nas emoções, mas também em seus pensamentos. Construíram/constroem suas vidas e tomam suas decisões baseadas na forma depreciativa de como se veem. Construir a vida na crença “eu não sou alguém para ser amado” é uma condenação para toda a vida. É um cárcere penoso e solitário. Se a pessoa se considera 'não digna de amor', nunca buscará afeto porque não quer decepcionar ninguém. Não só isso, ela vai rejeitar. Se afastará para ninguém descobrir o que ela acredita ser, construindo máscaras para cobrir o "monstro" que ela não quer mostrar.

A máscara vai camuflar e permitir relacionar com as outras pessoas mantendo uma certa distância. Se a pessoa não se considera digna de amor, não vai querer mostrar a sua essência. Não mostrando a sua essência, terá que se virar para ser alguém mais atraente e menos decepcionante para os outros. Ou seja, ela deixa de ser autêntica e vai se perdendo nessa "dança de máscaras" e falsidade. Vai fazer os outros caírem em suas armadilhas, podendo se apaixonar por quem ela não é. Mas essas máscaras não são nada especiais, com o tempo caem ou apodrecem. Outra coisa, essas pessoas quando sentem que estão sendo descobertas, desaparecem. Fazem isso para não se sentirem novamente desprezíveis e indignas. Tudo vale a pena nesta guerra contra si. E quando recebem amor ou carinho, têm dificuldade de aceitar, afinal, elas desconhecem esses sentimentos: apenas conhecem as máscaras que elas mostram, fazendo se sentirem ainda piores.

Portanto, reflita, se você acha que não merece amor, será difícil recebê-lo. É impossível ser feliz e viver em paz se não gostarmos de nós mesmos. A pessoa incapaz de dar amor e de se permitir recebê-lo, não poderá ter um relacionamento íntimo sadio e próspero. Seu parceiro não entenderá o que ela sente e sofrerá com tanta contradição. Você se enxergar como alguém “não merecedor de amor” não significa que todas as outras pessoas o enxerguem assim. Não é um caminho fácil nem rápido recuperar o amor-próprio, mas é o único, se quisermos viver em paz consigo e com os outros. É melhor "dançar o baile sem máscaras", pois tudo será mais real e autêntico, não tropeçaremos em aparências enganosas.

Psicólogo Luis
Enviado por Psicólogo Luis em 19/07/2023
Reeditado em 31/12/2023
Código do texto: T7840978
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.