Sua frustração é por sua causa
Temos, por vezes, a tendência de achar que o mundo nos odeia, está contra nós e que todas as pessoas parecem empenhadas por estragarem o nosso dia e nos tirarem do sério. O que não é exatamente verdade. Sim, as pessoas podem ter atitudes lamentáveis, mas o afeto que isso terá sobre nós somos nós mesmos que decidimos. E cheguei à essa consciência lendo o livro “Diário Estoico”, que eu recomendo enormemente. O trecho em questão diz assim:
“Em dias difíceis podemos dizer: ‘Meu trabalho é massacrante’, ou ‘Meu chefe é muito frustrante’. Se ao menos pudéssemos entender que isso é impossível. Uma pessoa não pode frustrar você, o trabalho não pode massacrar você – esses são fatores externos, e eles não têm acesso à sua mente. Essas emoções que você sente, por mais reais que sejam, vêm de dentro, não de fora”
Com essa citação eu já poderia encerrar o texto rs. Mas vamos lá. Algo que precisa ficar claro é o que ela diz ao final: “Essas emoções que você sente, por mais reais que sejam, vêm de dentro, não de fora”. Plena verdade! A raiva, o medo, a tristeza, o nojo, enfim, qualquer emoção que experimentemos não advém de eventos externos, não são como um vírus de gripe que vem até de nós por agentes que estão para além de nossas fronteiras pessoais. As emoções que experimentamos surgem dentro de nós mesmos. A partir da forma como interpretamos os eventos. A partir da maneira como decidimos reagir ao mundo que nos rodeia. Se estou convicto de que meu chefe é um perseguidor e eu sou o seu alvo, mesmo percebendo que o mesmo tratamento que ele dirige a mim é o que dirige aos outros, então sentirei como se ele fosse a causa de todas as minhas frustrações. Ao contrário, se compreendo que aquele é o seu modo de funcionar, talvez eu possa responder a isso de forma mais tranquila e, agindo de maneira madura e racional, talvez eu possa me aproximar para uma conversa sincera na qual as minhas necessidades, de maneira educada, sejam expostas. Não é o meu chefe que me faz odiar o mundo. Sou eu mesmo que permito que o ódio me governe e dê sentido a todas as minhas interpretações acerca do mundo.
Comece a analisar o seu interior. Como é que você entende a realidade? Quais têm sido os seus padrões de pensamento? Qual é a régua que tem utilizado para medir o mundo? Com quais lentes tem dirigido o seu olhar para as pessoas ao redor? Elas também podem estar tendo dias difíceis, elas também podem estar com suas visões distorcidas. Todos podemos estar reagindo de maneira exagerada a eventos que nem ao menos podemos controlar, enquanto que deveríamos nos concentrar por adotar maneiras mais saudáveis de pensar a vida. Limpe sua mente. Tranquilize seu coração. E responsabilize-se pelos seus próprios sentimentos. É quando aceitamos a nossa responsabilidade sobre a nossa realidade que, então, podemos transformá-la!
(Texto de @Amilton.Jnior)