Série Mais Que Vencedores: VENCENDO O MEDO
VENCENDO O MEDO
Salmo 23
Introdução: Hoje, daremos sequência à série de Mensagens: MAIS QUE VENCEDORES. E daremos sequência a essa série falando sobre um sentimento que tem a capacidade de fazer da vida um filme de terror. Hoje, falaremos sobre: MEDO.
Pesquisa realizada entre os paulistas em 2015 revelou que os principais medos são: Morte, violência, situação financeira, doença, perder alguém que ama, solidão, sofrer, insetos, outros.
A Bíblia trás a palavra “não temas” 365 vezes. Muitos gostam de dizer que é um: “Não tenha medo” para cada dia do ano. Os medos refletem as nossas limitações, deformações, contradições, e incredulidades. Existem diversas maneiras que podemos buscar vencer os medos, mas é certo afirmar que na Presença de Jesus todos os medos desaparecem.
A Bíblia nos ensina a não ter medo em Josué 1.9: “Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”. E hoje aprenderemos duas importantes verdades para vencermos o medo, a saber:
1. SOMENTE EM CRISTO RECEBEMOS O AMOR QUE LIBERTA
“No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor”. (1º João 4.18).
• O medo nos impede de ver o quão amado nós somos por Deus (1º Jo. 4.19). Quanto mais desfrutamos do amor do Pai Celestial, menos medo nós teremos, pois este amor expulsa o medo, e nos APERFEIÇOA (1º Jo. 4.18);
• O medo tira a alegria da vida, e nos impede de ter um RELACIONAMENTO de confiança e amor com o Bom Pastor (v. 1). No amor de Jesus temos as acusações e medos dissipados, pois experimento provisão em todo o tempo (v. 1), desfruto de repouso, paz e direção em tempos de dúvida (v. 2). Em Cristo temos as forças restauradas, temos o perdão, e a oportunidade de reescrevermos uma nova história, pois ELE nos amou (v. 3);
2. SOMENTE EM CRISTO PODEMOS IR MUITO ALÉM
“Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio”. (2º Timóteo 1.7).
• O amor do Pai Celestial nos coloca em pé e nos protege, mesmo diante de situações de morte e de ataques do inimigo (v. 4-5). Em momentos tenebrosos tenho a plena CONVICÇÃO que o Pai Celestial está comigo (v. 4). Pela fé vença o medo, prossiga. Pois, a bondade e a fidelidade do Senhor nos acompanharão todos os dias (v. 6), e viveremos o impossível em Deus (Sl. 18.29);
• O amor do Pai Celestial nos faz ir muito além do que imaginamos (Ef. 3.20). Viveremos experiências sobrenaturais de avivamento, de restauração, de milagres, pois o Senhor UNGE a nossa cabeça com óleo (v. 5). O medo rouba nossas experiências com Jesus, mas a unção do Espírito Santo lança fora o medo, e nos aproxima do Senhor (v. 6);
CONCLUSÃO: Quais são os medos que precisamos vencer?
Em Cristo você pode vencer cada um desses medos. Lembre-se quanto mais somos aperfeiçoados no amor de Deus menos medo temos (1º Jo. 4.18). Ao invés de medo, temos o Espírito Santo que nos dá poder, amor e equilíbrio (2° Tm. 1.7). Portanto, desfrute a vida sem medos! O Papai do Céu é contigo por onde quer que andares (Js. 1.9).