Nunca tive medo de bruxa

Nunca tive medo de bruxa e também não sou neta de nenhuma, minhas avós apesar de toda bênção e conhecimento das plantas, não tiveram tempo pra magia... elas tiveram muitos filhos pra cuidar. Eu também nunca quis ser bruxa, mas ando de mãos dadas -um pouco que frouxas- com o ceticismo e com acontecimentos demasiadamentes não humanos pra ser totalmente incrédula.

Não me meto nas crenças, respeito a todas. Tenho afeição por uma ou outra mas nada muito comprometido. Tenho a minha espiritualidade baseada no que me acontece, numa intuição que não falha, naqueles acontecimentos não humanos, na proteção dos ancestrais, nos avisos nos sonhos... eu sei que não ando só.

Bruxaria pra mim é saúde mental, amadurecimento, deixar a vida fluir, cuidar com carinho do próprio umbigo, se aperfeiçoar, estudar, transformar o mundo, criticar o capitalismo, entender o feminismo de verdade... entre muitas outras coisas que eu acho mas não caberia aqui.

Eu acredito na lei do retorno, não sei se por justiça ou por satisfação. "O vento que sopra aqui, é o mesmo que sopra ai". "Dá o justo para assim receber." Não tenho medo de bruxa, o que me amedronta é o discurso de ódio disfarçado de espiritualidade, gente perversa no meio de gente boa... eu tenho pavor é de gente ruim.

Confesso, tomo banho de sal grosso -por esses motivos -e de outras plantas também , acredito no poder da reza de minha mãe. Eu peço bença aos mais velhos e todo dia a noite faço uma conexão demasiadamente pessoal pra expor aqui.

Bruxaria pra mim é conhecimento popular. Eu sou neta daquelas que o patriarcado trancou em casa, na função de cuidar. Sou neta de Jovina que trabalhou na roça, sabida das plantas e pariu mais de 10 ... Sou neta de Eugênia, mulher que sofreu maustratos, pariu mais 6 e foi mais uma Amélia de Ataulfo Alves...

Gênia Fernandes
Enviado por Gênia Fernandes em 06/07/2023
Código do texto: T7830493
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.