con...fiar

Você já parou para pensar no quanto confia nos outros? Sua vida depende disso, na verdade. Desde que nascemos estamos entregues a outros seres humanos. O nível de dependência física e emocional vai diminuindo, claro, com o passar dos anos. Mas nunca somos complemente independentes de outras pessoas.

Eu estava andando pelas ruas e me perguntando como posso confiar que a fiação entre os postes está bem colocada e que não cairão a qualquer momento,

que os motoristas de carros e motos seguirão as leis de trânsito e não me matarão atropelada no próximo segundo,

que o pão que acabei de comprar na padaria está íntegro e foi feito sob condições higiênicas adequadas e não me fará ter uma baita diarreia à noite,

que a casa em que acabo de chegar (minha casa) foi construída sob sérias normas da engenharia e que não desabará sobre minha cabeça nesta tarde tempestuosa?

Como posso confiar em tantos seres humanos que nem conheço?

Apenas confio e sigo o fio com o qual estamos ligados neste emaranhado da existência refletindo também neste espelho: como as pessoas podem confiar em mim, no meu trabalho, na minha escuta, no meu cuidado? Sou confiável? O que depende de mim para ser feito passa pelo crivo da segurança, da integridade, da responsabilidade com o outro?

Confiar é Fiar COM, costurar, misturar, estar ligado a alguém… Sim, eu confio em mais pessoas do que eu julgava possível. E espero também ser digna de confiança. Sigamos CONfiando!

P.S. Ah, embora minha mente nunca se aquiete, nem sempre eu vivo pensando em tragédias como as mencionadas acima.