Série Mais Que Vencedores: VENCENDO A MÁGOA

VENCENDO A MÁGOA

Mateus 18.21-35

Introdução: Hoje, daremos sequência à série de Mensagens: MAIS QUE VENCEDORES. E daremos sequência a essa série falando sobre um sentimento que entristece muito o coração de Deus. Hoje, falaremos sobre: MÁGOA.

Dia desses, passeando pelo Instagram, me deparei com uma frase de um autor desconhecido: “Perdoar não é esquecer: isso é amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer: isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento…”.

O caminho para vencer a mágoa não é fácil. O próprio apóstolo Pedro reconhece que a prática é difícil: “Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?”. (v. 21).

A caminhada do perdão começa quando nos aproximamos do Senhor e expomos nossos sentimentos de mágoa, rancor, ressentimentos, etc. (v. 21). Somos chamados para perdoar todas as vezes que forem necessárias (v. 22). Somos chamados para acertar as contas com Deus e com o próximo (v. 23). E hoje aprenderemos duas importantes verdades para vencermos a mágoa, a saber:

1. O PERDÃO NOS LIBERTA DOS ESPÍRITOS TORTURADORES

“Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo”. (Efésios 4.32).

• A mágoa me afasta da ação restauradora do Espírito Santo em nossas vidas (Gl. 5.17). A mágoa impede que os frutos do Espírito Santo sejam presentes em nossas vidas (Gl. 5.19-23), pois, desperta e gera sentimentos ruins e vingativos, e nos faz servos maus (v. 32). A pessoa magoada é uma presa fácil do Inimigo, de fato está nas garras de espíritos TORTURADORES (v. 34);

• A mágoa me leva para caminhos longe da paz, e tem a característica de crescer e aprofundar as raízes, trazendo perturbações e contaminando outros (Hb. 12.15). As pessoas contaminadas pela mágoa também se tornam vitimas dos espíritos torturadores (v. 34). E a mágoa os fará REFÉM do passado, e manifestará reações ruins em situações semelhantes que causaram a dor e consequentemente a mágoa (Ef. 4.26-27);

2. O PERDÃO NOS FAZ PARECIDOS COM JESUS

“Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados”. (Efésios 5.1).

• O perdão que recebi do Pai Celestial nos liberta das mãos de espíritos torturadores, pois cancela toda a dívida, que era impagável (v. 26). Por misericórdia fomos perdoados, e esta mesma MISERICÓRDIA deve reinar em nossos relacionamentos (Cl. 3.13). Simplesmente perdoe! Suporte com paciência aqueles que erram contra você (v. 29);

• O ato de perdoar alegra o coração do Pai Celestial, e trás paz aos nossos corações (Ef. 4.31);

• O perdão que recebi do Pai Celestial me capacita a perdoar e pedir perdão. Alegramos o coração de Deus quando pedimos perdão para as pessoas que erramos, reconhecendo que precisamos ser PERDOADOS. (Mt. 5.23-24). Portanto, reconheça suas falhas (v. 29), humilhe-se (v. 29), e busque novas atitudes em Cristo (Pv. 28.13). O ato de perdoar e pedir perdão alegra o coração do Pai Celestial, e trás paz aos nossos corações (Ef. 4.31);

CONCLUSÃO: Portanto: “Livrem-se de toda amargura...”. Quais são as pessoas que você precisa perdoar? Como falamos no começo o caminho do perdão não é fácil, mas é sublime. Quem perdoa alegra o coração do Pai Celestial e se também é perdoado pelo Senhor (v. 35). Os que se exercitam na prática do perdão crescem na fé, e mostra maturidade espiritual. Simplesmente, perdoe!

O Pastor
Enviado por O Pastor em 02/07/2023
Código do texto: T7827294
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.