DIÁLOGO

O diálogo é uma arte. Ouvir e tecer argumentos é um artifício concebido pela criatura humana que mais se aproxima da civilidade. Entretanto, desde a Idade Antiga, as criaturas entenderam que, com o objetivo de evitar conflitos de grandes dimensões, o entendimento entre um e outro contendor, o diálogo seria a ferramenta mais adequada.

O pensador moderno entendeu que, para estabelecer um equilíbrio pleno, era necessário atribuir direitos e não apenas deveres às sociedades e aos indivíduos. E assim as sociedades contemporâneas se sofisticaram no sentido de garantir que o equilíbrio se tornasse efetivo.

O espírito republicano, do qual as instituições se valeram, foi mais uma garantia para a sustentação de uma sociedade justa. O Brasil aderiu a esse valioso instrumento há mais de um século.

Infelizmente, percebemos que há na atualidade, uma estranha inversão de valores republicanos. Em pleno século 21, enquanto o pensamento moderno e o espírito democrático prolifera pelo mundo afora, assistimos à prática do cancelamento.

Joel de Sá
Enviado por Joel de Sá em 29/06/2023
Código do texto: T7825057
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.