Ao chegar de uma cerimônia fúnebre de familiar de grande amigo,sempre vem na minha mente quão pequeno é o ser humano, espírito imortal que, periodicamente se veste de um corpo carnal, com tempo de duração, para aqui, nesse pequeno planeta, ainda de dor e expiação, buscar sua evolução para mundos mais límpidos em luz e energia.
Fiquei pensando, como ele é egoísta, pois ainda não aprendeu o significado da palavra amar e também cultivar a dádiva do perdão.
E amor, para que ele possa evoluir deve ser em todos os momentos da vida.
Amor ao trabalho.
Amor aos familiares.
Amor nos relacionamentos, e esses, são os mais dificeis de compartilhar.
E o perdão, o que dizer?
Perdão àquele que lhe ofendeu.
Perdão ao companheiro ou companheira que feriu seu coração, sua confiança.
Muitas vezes é mais fácil condenar do que perdoar.
E, a falta de amor próprio pode provocar consequências que vão muito além da baixa autoestima daquele que não consegue expressar e nem perdoar. Aumento da ansiedade, depressão ou até mesmo problemas de relacionamento, e esse é mais profundo, mais dolorido de aceitar.
Muitas vezes, os dois lados erraram, mas somente um perdoa.
Aquele que perdoa, sofre, sem dúvida, mas seu fardo se torna mais leve frente à vida e Deus.
Mas, quando a outra face não oferece o perdão, a reconciliação, seja no relacionamento, amizade, ou em qualquer outra estação da vida, para essa parte, fica dificil, muito dificil, mesmo que ela não admita.
Então ela vai empurrando, se arrastando, e muitas vezes, quando acorda para a realidade pode ser tarde demais.
Na estrada da vida, paramos em muitas estações.
A mais bela, organizada e bonita é a estação do amor.
Quando conseguir descobrir essa estação, um mundo diferente descortinará nos olhos.
Verá quanto tempo perdeu por não amar com toda a intensidade possível.
Mas essa é a humanidade sofredora que rasteja buscando migalhas de afeto e carinho, quando muitas vezes a solução está diante de seus olhos.
Basta amar e assim começará a galgar novos horizontes.
Por isso ame ao máximo e perdoe sempre, e certamente seu espírito iniciará um processo lento e gradativo de evolução.