Escolher o mesmo, pra quem sabe?, tentar ser diferente

Um dos pontos mais incisivos de uma população subdesenvolvida é a dependência estatal.

E nada mais prejudicial e torpe do que a "liberdade assistida", que se alimenta de discursos políticos que prometem a cada quatro anos as mesmas soluções para problemas que são, na verdade, seus trampolins de engano e manipulação. Logo depois seguem mais quatro anos com as mesmas reclamações de sempre: baixos salários, falta de condições de trabalho, falta de segurança, falta de atendimento digno nos hospitais públicos, falta de aulas nas escolas e tudo mais que a maior parte da população conhece muito bem.

Porém, o que me levou a escrever estas breves linhas é o fato que nos últimos anos o discurso foi disseminado como lemas de torcida. A ideia foi realmente polarizar, dividir, atacar e criar um ambiente em que o instinto fosse mais forte que qualquer resquício de reflexão. Pois bem, a maioria da população embarcou nessa canoa furada em nome da democracia e o que já era ruim ficou pior já que parte da população mesmo admitindo a corrupção, a mentira e o engodo, ainda assim se permitiu na mentira, no engano e no pensamento pronto devidamente ratificados e estimulados por jornalistas, artistas, pensadores modernos e influencies que foram pro combate em nome das suas regalias...

Dá pra imaginar as gargalhadas nos gabinetes regadas a vinhos caros, bons charutos e compromissos escusos... Enquanto as “torcidas” se digladiavam em nome da melhor e mais convincente mentira!

Pra terminar, cabe aqui um questionamento que não tenho a esperança de um dia ser respondido: Até quando essa realidade vai continuar sendo "O Brasil de sempre"?