Cure o mundo

Em uma de suas músicas, Michael Jackson canta o que seria, para mim, um dos mais bonitos e significativos convites já feitos aos seres humanos: “Cure o mundo. Faça dele um lugar melhor para mim, para você e para toda a humanidade”. E quando ouvi essa canção pela primeira vez, fiquei impressionado pela letra que nos toca de forma singela. Fiquei pensando em como eu, ainda tão jovem, poderia contribuir para fazer do mundo esse lugar melhor. Eu acreditava que pudesse ser capaz. Eu acreditava que minhas ações poderiam ter algum efeito no mundo que o deixaria mais bonito, mais colorido, mais especial. Mas então eu cresci. Meus pensamentos amadureceram um pouco. E hoje eu acho que mudar o mundo da forma como eu compreendia quando mais novo é praticamente impossível. Afinal, nossos braços são curtos e o planeta é imenso! Seria uma altiva pretensão achar que poderíamos mudar o mundo. O que fiz foi substituir a ideia inicial por outra que parece fazer mais sentido. O convite da música talvez não seja para que mudemos o mundo em seu sentido literal. Mas que sejamos atentos e sensíveis o bastante para curar alguém, curar o mundo de alguém, ajudar alguém a fazer do seu próprio mundo um lugar mais bonito, colorido e especial.

E isso nós podemos fazer. Mudar o mundo, resolver todos os problemas do mundo, promover uma grande transformação no mundo talvez sejam ideais ingênuos. Mas ajudar alguém que esteja bem do nosso lado a fazer do próprio mundo um lugar melhor, além de possível é absolutamente alcançável, basta que nos desvistamos de nossas arrogâncias, de nossas soberbas, e que nos revistamos de humildade para nos abaixarmos, se necessário for, servindo de apoio para que alguém necessitado consiga se reerguer.

Alguns querem mudar o mundo, querem fazer do mundo um lugar melhor, querem salvar o mundo seja lá o que entendem por salvação, querem ser tão prestativos ao mundo ao ponto de fazerem a diferença e serem lembrados por isso, mas não conseguem cuidar nem mesmo de um filho, não conseguem fazer a diferença na vida de um avô, não são capazes de olhar nos olhos do amigo mais íntimo e anunciar com sinceridade que se está ali por ele, para ajudá-lo a lidar com suas dores. Mudar o planeta, curar o planeta, é um ideal plausível. Mas cuidar de alguém, estender a mão para alguém, amar alguém sem condições e sem esperar recompensas é o verdadeiro desafio. Um desafio que, se vencido, pode efetivamente mudar o mundo. Porque se formos capazes de ajudar alguém a tornar sua realidade mais leve, pacífica e feliz, essa pessoa transbordará tais leveza, paz e felicidade por onde quer que vá. E inspirará tantos outros a se curarem também. E pessoas curadas, cuidadas, acolhidas, construirão um mundo bonito, colorido e especial. Porque a verdade é que irradiamos ao Universo o que trazemos dentro de nós. Enquanto as pessoas estiverem adoecidas pela falta de amor e humanidade, o mundo padecerá pela falta de afeto e sensibilidade.

(Texto de @Amilton.Jnior)