Gritos são inúteis

Relacionamentos humanos, como costumo pontuar, podem ser bem complicados. E o são porque somos diferentes uns dos outros. Tenho os meus defeitos. Você tem os seus. Tenho as minhas opiniões e, muito provavelmente, algumas delas podem ser bem diferentes das suas. Portanto, entraremos em conflito. Mas esse conflito não precisa se transformar em caos, em destruição, em guerra. Claro que não. Esse conflito pode servir para o nosso amadurecimento e crescimento. Porque eu posso explanar sobre as minhas visões. E você pode declarar as suas. No final, se conseguirmos manter a conversa em um tom agradável, compreenderei as suas razões e você compreenderá as minhas. Alcançaremos um nível adequado de mútua compreensão.

O triste é que na hora desses conflitos, muitos têm perdido a razão, levantado a voz, tentado fazer prevalecer os seus argumentos e as suas ideias com base no grito, no brado, no estrondo de vozes esganiçadas. O que poderia ser utilizado como oportunidade para o desenvolvimento de compreensões, acaba se transformando em guerra que destrói amizades, corrói relacionamentos e afasta as pessoas. E não nos damos conta de que mais importante do que defender pontos de vista que, com o tempo, podem se transformar, é lutar pela nossa ligação com pessoas que, também com o tempo, podem deixar de compartilhar do mesmo mundo que o nosso.

“Levante suas palavras, não sua voz. É a chuva que faz as flores crescerem, não os trovões” (Rumi)

“Levante suas palavras”. Isso quer nos dizer para que saibamos falar. Para que saibamos utilizar as palavras. Para que tenhamos um real conhecimento daquilo que estamos interessados em verbalizar. Para que, com serenidade e clareza nas ideias, consigamos nos fazer entender. Aumentar a voz expõe a perda do controle. E se aquilo que defendemos nos é tão seguro, por que perdemos o controle? Por que queremos, com prepotência, raiva e arrogância fazer valer as nossas ideias? Embeleze as suas palavras. Seja verdadeiramente convencido por elas. Não defenda ideias apenas por defender. Não... Defenda ideias nas quais você realmente acredita. Porque, assim, não precisará bradar iradamente. A chuva não precisa do trovão para fazer valer o seu efeito. Aliás, se o céu fechar e apenas trovoar, folha nenhuma tornará a ter cor. No entanto, se uma chuva calma tocar a terra, pode ter certeza de que o amarelado voltará a ficar verde. Na vida é a mesma coisa. Quando você estiver defendendo aquilo em que realmente acredita, não precisará usar o fígado, porque seu coração se comunicará com qualquer outro.

(Texto de @Amilton.Jnior)