Amizade
Ao longo da nossa vida, não importa o tempo que vivamos, iremos conhecer pessoas. Muitas pessoas. É praticamente impossível passar pelo mundo sem conhecer alguém. Então, sim. Seja na escola, na faculdade, no trabalho ou na vizinhança. Estaremos cercados de gente. Conheceremos muita gente. Alguns, trabalhando diretamente com o público, conhecerão centenas, se não milhares de pessoas! Outros, ainda que levem uma vida mais reservada e tranquila, conhecerão ao menos dezenas. Porque é o que acontece. Eu mesmo. Nesses breves vinte e quatro anos de existência já conheci um monte de pessoas. Perdi a conta. Mas o fato é que de muitas dessas, que talvez tenhamos dividido a mesma sala de aula e jogado conversa fora no banco de um ônibus, nem mesmo do nome eu me lembre. Como elas não se lembram do meu. Porque é o que acontece. Conheceremos infinitas pessoas. Mas apenas uma pequena parte delas se tornarão importantes e especiais a nós. Conheci muita gente. E muita gente me conheceu. Dessas, ficaram poucas, como eu fiquei para poucas, como todos ficaremos.
E são essas poucas que merecem o nosso carinho, a nossa atenção, a nossa consideração e a nossa amizade. Às vezes ficamos nos martirizando porque concluímos que muitos dos conhecidos foram apenas passageiros. Que muitos dos conhecidos estiveram ao nosso lado enquanto a eles pudemos oferecer algo. E que, então, cessado os nossos recursos, foram embora levados pelo vento. É o que acontece. Precisamos nos acostumar com isso. Mas sabe quem fica? Quem é importante e quem é especial. Muitas pessoas passaram pela minha vida. Poucas entraram. Mas as que entraram, que são aquelas poucas que eu dei um jeito de chamar de amigo (embora eu não saiba se um amigo tão bom quanto gostaria rs), a mim são as mais importantes e especiais. Quanto às outras, as que só passaram, desejo que vão em paz, que sigam em paz, estou em uma fase na qual quero me ocupar apenas de cuidar de quem a mim possui significado. Porque a vida é curta. E é breve. Quero aproveitar essa brevidade amando a quem puder me amar.
E não há coisa melhor do que encontrar na vida as pessoas certas, aquelas que você pode realmente contar. Ou reencontrar aquelas das quais, por algum motivo bobo, você se afastou, mas então teve a sorte de passar por cima do próprio ego e tornar a compartilhar de sua existência tendo a certeza de que os seus sentimentos se mantiveram intactos, porque sempre foram sinceros e verdadeiros. Não há coisa mais certa na vida do que lutar por aqueles que importam, aqueles que nos fazem bem, aqueles pelos quais nos sentimos gratos por existirem e por termos tido a sorte de nos encontrarmos com sua existência. Para que nos importarmos com os conhecidos passageiros? Nosso problema é querer muito, é correr atrás de números. E isso não importa. Prefiro ter apenas um amigo sabendo que com ele eu sempre poderei contar seja quando estiver em apuros ou em alegria, porque a minha dor por ele será sentida e a minha alegria por ele será festejada. E não é todo mundo que passa pela calçada de nossa casa que chorará conosco nossas lágrimas ou rirá os nossos sorrisos. Pessoas assim são importantes. Cuide delas. Lute por elas. Faça o impossível para nunca as perder. Para que nem a distância vença os seus sentimentos.
A verdade é que quando nossa amizade é verdadeira, passe o tempo que passar, o sentimento prevalece e persevera. Minha mãe tem uma amiga. Que se mudou para longe. Passou por episódios complicados. Mas a amizade entre elas se fortaleceu mesmo com os quilômetros que as separaram. Até que a distância foi encurtada outra vez. Essa amiga voltou. Definitivamente. E na volta, foi recebida com alegria e braços abertos. É sobre isso. Não é sobre se teremos uma multidão à nossa espera. É sobre termos a certeza de que em ao menos um coração sempre encontraremos morada. Para mim, isso é amizade.
(Texto de @Amilton.Jnior)