A busca infinita por poder

A busca pelo poder a qualquer custo, pode transformar um bom homem em um déspota.

Nenhum poder é o suficiente para saciar a ambição do homem, ela é infinita.

Desde a antiguidade, os caminhos, por meio dos quais, se alcança o poder destrói toda a bondade de alguém.

Como ensinou Maquiavel, na busca pelo poder, é mais proveitoso ser temido do que amado. É óbvio que o amor por um líder pode facilmente acabar-se, mas o temor pelas atrocidades e crueldades tem um tempo muito maior de duração. Infelizmente, as maldades cometidas pelos piores tiramos que já caminharam pela terra são lembradas até hoje.

O paradoxo está na necessidade que ditadores sentem de serem amados. Primeiro passam por cima de qualquer resistência, derramando sangue de seus opositores sem piedade, sem remorso.

E depois que alcançam o domínio por meio da força, querem calar o povo. Querem proibir que critiquem o seu governo ou a pessoa do governante. Como se todo o rastro de morte pudesse ser varrido para debaixo do tapete. E de uma hora pra outra, o líder é santificado, seus pecados são perdoados por eles mesmos. Mal sabem eles, que tem um lugar reservado no inferno pra todos os líderes corruptos e cruéis.

Hoje não é muito diferente, trocamos as antigas guerras armadas, por uma disputa suja e cínica envolta em narrativas. E chamamos isso de política.

Votamos em representantes que não nos representam. Acreditamos em promessas que nunca se cumprem.

Somos desgovernados pela direita e pela esquerda, num zigue zague sem fim, a beira do precipício.

Somos colocados ao centro, centro de um furacão, que ousamos chamar de Estado. Onde tudo acontece ao arrepio da vontade popular.

Ao invés de sermos representados, somos dominados , tiraram as correntes, mas ainda assim nos sentimos escravos. Apenas substituíram os meios de cercear a liberdade.

Tenho a convicção que todo líder ruim, já foi humano, já foi mais emotivo. E se transformou durante o caminho. Porque combatentes de opressão , acabam tornando-se opressores?

Se quiser conhecer alguém de verdade é só dar poder a essa pessoa.

Abreu Lima
Enviado por Abreu Lima em 17/06/2023
Reeditado em 17/06/2023
Código do texto: T7815836
Classificação de conteúdo: seguro