Manifesto pela Igualdade de Gênero: Construindo um Mundo de Equidade e Liberdade
Nós, cidadãos e cidadãs comprometidos com um mundo mais justo e igualitário, levantamos nossa voz em defesa da igualdade de gênero. Reconhecemos que a discriminação com base no gênero é um obstáculo significativo para o pleno desenvolvimento de nossas sociedades, limitando o potencial e a liberdade de indivíduos de todas as identidades de gênero.
A igualdade de gênero é um princípio fundamental que deve ser alcançado em todas as esferas da vida, incluindo, mas não se limitando a: educação, trabalho, política, saúde, família e cultura. Nenhum indivíduo deve ser tratado de maneira injusta ou discriminatória com base no seu gênero, seja ele homem, mulher, não-binário ou de qualquer outra identidade de gênero.
Defendemos o direito de todas as pessoas serem tratadas com dignidade, respeito e igualdade, independentemente do seu gênero. É hora de superar os estereótipos de gênero arraigados em nossas sociedades e promover uma cultura inclusiva que celebre a diversidade e a individualidade de cada pessoa.
Comprometemo-nos a lutar pela igualdade salarial, garantindo que homens e mulheres recebam remuneração igual por trabalho igual ou de igual valor. Exigimos políticas e práticas de contratação justas e igualitárias, com base nas habilidades e competências dos indivíduos, não em seu gênero.
Reconhecemos que a igualdade de gênero não é apenas uma questão de justiça social, mas também uma necessidade para o desenvolvimento sustentável de nossas comunidades. A participação ativa e igualitária de todas as pessoas, independentemente do gênero, é essencial para alcançar um mundo mais pacífico, próspero e harmonioso.
Instamos os governos, instituições, organizações da sociedade civil e indivíduos a se unirem a nós nessa luta pela igualdade de gênero. Devemos trabalhar juntos para eliminar todas as formas de discriminação de gênero, incluindo o assédio sexual, a violência de gênero e a marginalização de minorias de gênero.
Promover a igualdade de gênero requer uma mudança cultural profunda e duradoura. É preciso educar as gerações presentes e futuras sobre os valores da igualdade, respeito mútuo e diversidade. Devemos desafiar as normas sociais prejudiciais e construir uma sociedade em que todos tenham a oportunidade de alcançar seu pleno potencial, independentemente do seu gênero.
Juntos, podemos construir um mundo mais justo, onde todas as pessoas sejam livres para serem quem são, sem medo de discriminação ou opressão. Levantemos nossas vozes, unamos nossas forças e trabalhemos incansavelmente para alcançar a igualdade de gênero em todas as suas dimensões. Somente através da igualdade de gênero poderemos verdadeiramente alcançar a justiça e a paz em nossas sociedades.