O caráter supersticioso do ateísmo

 

Eu tenho percebido na mídia, até no Recanto, uma grande efervescência de intervenções dos nossos irmãos ateus, com ataques diretos e agressivos contra a religião, a Bíblia, a cristandade e a Igreja Católica.

Não quero porém generalizar. Existem aqueles ateus que não conseguem acreditar em Deus e na vida após a morte por conta de algum bloqueio no raciocínio, mas são pessoas pacíficas que convivem amigavelmente com os crentes. O problema está na militância esquerdista, que nos ataca impiedosamente, com acusações absurdas, e espalham ódio a Deus, aos cristãos, à Bíblia, e o alvo favorito é a Igreja Católica.

Outro dia li um texto irado que acusa os cristãos de atacarem sistematicamente os ateus nos templos, chamando-os de demônios ou condenando-os ao inferno.

Ora, desde criança eu frequento a Igreja Católica e posso garantir que nunca vi isso.

Pelo contrário, nós católicos amamos nossos irmãos ateus, não os odiamos nem hostilizamos. Afinal, Jesus Cristo ordenou: "Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei". E não abriu exceção, não acrescentou: "exceto se forem ateus".

E claro, não condenamos ninguém. Não cabe a nós o julgamento, mas somente a Deus. Lembro de Dom Marcos Barbosa ter explicado sobre isso numa de suas palestras radiofônicas. Disse ele que no caso dos ateus, Deus levará em conta pelo menos a sua boa fé. Então, o juízo se dará pelo caráter e vida.

Em suma, não condenamos, não impomos, apenas propomos.

Eu gostaria que nossos irmãos materialistas pudessem entender que defendem idéias supersticiosas, anti-cientificas. Achar que o universo veio do nada e do acaso: ora o nada e o acaso não possuem significado objetivo. Se não existisse a Inteligência Suprema, de resto, o universo seria estúpido, não obstante representar um projeto incomensurável, regido por leis matemáticas. O universo sem Deus é absurdo e inviável, simplesmente não poderia existir por falta de suporte.

Estamos abertos ao diálogo com nossos irmãos ateus, desde que não venham com quatro pedras na mão, destratando aos cristãos.

 

Rio de Janeiro, 3 de junho de 2023.