Cuide-se

Você tem se cuidado? Tem respeitado os próprios limites? Tem dito “não” quando algo não é por você desejado? Tem sido firme em seus propósitos? Tem sido assertivo em suas afirmações? Tem rejeitado àqueles que não conseguem respeitar a sua existência? Tem segurado com firmeza o lápis que pertence a você para que escreva a própria história? Tem descansado quando se sente exausto? Tem chorado quando se sente oprimido? Tem rido quando se sente feliz? Tem apreciado a própria companhia? Tem conversado consigo mesmo? Tem ouvido a si próprio? Tem se olhado no espelho e valorizado a sua beleza? Tem parabenizado a você mesmo pelo trabalho que realiza todos os dias? Tem, acima de tudo, dito a si mesmo o quanto se ama?

Minha querida, cuide-se como se você fosse de ouro, ponha-se você mesma de vez em quando numa redoma e poupe-se (Clarice Lispector)

Você tem se poupado? Porque a vida é dura. Às vezes impiedosa. Embora também seja sutil e maravilhosa. No fim, concluímos que a vida é maravilhosamente dolorosa. No entanto, as coisas ficam piores quando não conseguimos respeitar a nós mesmos. Quando vivemos em função de expectativas e exigências a nós direcionadas sem nos darmos conta do quanto é injusto é anularmos a nossa própria existência. As coisas ficam terrivelmente cruéis quando fazemos uma força descomunal para ultrapassarmos os nossos limites, alcançarmos aquilo que não nos atrai, submetermo-nos a cenários que não combinam com o nosso figurino. É triste. E nos assombra. Porque vivemos aprisionados dentro de nós mesmos, acorrentados por amarras que fomos lá e pegamos com nossas próprias mãos. Tudo porque é o que esperam de nós. Tudo porque não encontramos o respeito que merecemos. Tudo porque achamos que, para sermos aceitos, respeitados ou acolhidos, precisamos ignorar que em primeiro lugar deve vir nossa própria aceitação, nosso próprio respeito e nosso próprio acolhimento.

Então não se envergonhe, nem se intimide, muito menos pense que estará sendo egoísta ao poupar-se de dores desnecessárias. Lute as lutas que der para lutar. Acima disso, lute as lutas que lhe forem importantes de serem lutadas. Não entre em batalhas que não são suas. Nem se esforce por objetivos que não foram traçados por você. Não dê ouvidos a um mundo sempre tão barulhento e exigente. Porque o mundo vai passar. As pessoas vão passar. Você, um dia, também passará. Passe liberto ou liberta do jugo impiedoso de um mundo ignorante a respeito da sua raridade e preciosidade. Você é mais do que o mundo quer. Ele só não sabe disso. Mas se soubesse, encurvar-se-ia à singularidade de sua alma. Então viva a sua grandeza!

(Texto de @Amilton.Jnior)