A TRANSFERÊNCIA DA CULPA

É muito mais fácil transferir a culpa no outro do que assumir a responsabilidade pelos seus fracassos ou faltas. Por conta dessa tendência numa era de tanto "iluminismo", uma sociedade inteira se mobilizou para exterminar um povo como se ele fosse o responsável pela deterioração de uma cultura e de uma sociedade. Hoje em dia, essa situação no mundo não mudou de modo algum para melhor. Pelo contrário, usar o outro como bode expiatório é uma forma que muitos encontram para não reconhecer quem são na sua totalidade. E vou mais além: transferir um peso nas costas de outrem é até uma maneira lucrativa e ao mesmo tempo covarde que muitos encontram de se isentarem da convicção de suas próprias mazelas, problemas e desméritos. Não estamos longe de presenciarmos pesssoas inventando um inimigo para responsabilizá-lo e culpá-lo como se esse inimigo fosse a própria consciência de quem acusa. A nossa cultura não promove a humildade para a observância de nossa condição e para o reconhecimento de quem somos. Ela está muito aquém de favorecer a autenticidade necessária para encarmos a nossa condição com a consciência lúcida e desperta. Por essa razão, a maior garantia para cada indivíduo continua sendo a consciência de sua realidade existencial, do mundo que o cerca e de seus anseios que podem auxiliar na sua humildade.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 02/06/2023
Reeditado em 03/06/2023
Código do texto: T7803642
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.