A história da gente

Há pessoas que para nós, pessoalmente, tornam-se inesquecíveis, eternamente rememoráveis. Algumas, infelizmente, pelos motivos errados. Mas não é sobre elas que quero falar hoje. Quero falar sobre aquelas que nos marcam por sua leveza e graciosidade, que se tornam especiais por sua lealdade e simpatia, que se fazem inesquecíveis pela qualidade de sua presença e veracidade de seus sentimentos. Aquelas que conquistam moradas em nossos corações sem que nem percebamos. Aquelas que, quando menos esperamos, paramos e nos convencemos que de não seríamos o que somos se não contássemos com sua presença em nossas vidas. Aquelas que, ainda que não declaremos em palavras, são profundamente amadas por nós.

Há gente que fica na história, da história da gente (Mariza)

E isso é maravilhoso! É maravilhoso quando olhamos para alguém, seja ele um parente querido, um amigo especial ou um amor inestimável, e nos damos conta do quanto ele faz a diferença em nossas vidas, do quanto almejamos para que nossas ligações jamais se desfaçam, para que apenas se fortaleçam. E é maravilhoso porque tem sido raro encontrar pessoas assim. Tem sido raro encontrar pessoas que fiquem na nossa história pelos motivos certos. E quando falo motivos certos não é porque elas nos paparicaram eternamente, atenderam a todos os nossos gostos, fizeram tudo de que gostamos e disseram as palavras que mais queríamos ouvir. Não. Quando falo motivos certos, refiro-me à sinceridade de sua relação para conosco. Ainda que não tenham feito tudo o que gostaríamos, nem dito todas as coisas que gostaríamos de ouvir, foram capazes de se tornarem confiáveis, foram capazes de se tornarem auxiliares, foram capazes muitas das vezes de, incomodadas pelas próprias dores, ignorarem-nas e nos ajudar a aliviar os nossos próprios desprezares. Pessoas raras. Pessoas preciosas. Pessoas inesquecíveis.

Você tem alguém assim em sua vida? Alguém que, pelos motivos certos, se tornou marcante a você? Então cuide dessa pessoa. Ame essa pessoa. Valorize essa pessoa. Não perca essa pessoa. Nunca deixe que a vida leve de você essa pessoa que se tornou importante. Porque falharmos com aqueles que nos amam, é o pior erro que podemos cometer. Isso porque eu acredito que o amor verdadeiro, seja ele como for e venha de onde vier, tem se tornado raro, difícil de encontrar. Se você o tem em sua vida, lute contra seu próprio orgulho para nunca o perder!

E se faça inesquecível aos outros também. Marque a história daqueles que o cercam pelos motivos certos. Repito. Não é para que viva em função deles. Isso não é se tornar especial. É ser útil. E utilidade, sinto muito, tem prazo de validade. Então, não. Não é para viver pelos outros para que assim se torne inesquecível. É para amá-los, é para se fazer importante, é para respeitá-los, é para demonstrar a eles que sua companhia não é concedida por obrigação, mas porque longe deles é muito ruim. É para se fazer importante a quem é importante a você!

(Texto de @Amilton.Jnior)