O certo é ser conservador

 

Quase sempre quando a grande mídia, desvirtuada em seus objetivos não é de hoje, quando se refere aos conservadores e conservadorismo é de forma depreciativa. E mesmo pessoas bem intencionadas acabam seguindo essa onda e pensam que ser conservador é ser contra reformas, mudanças e o progresso.

Essa idéia, porém, é completamente errada. Nós, os conservadores, não somos contra o progresso em si: porém não aceitamos a mudança pela mudança, pois nem sempre a mudança é para melhor. Viver no imediatismo, com sede de novidades por banais que sejam, não é ser progressista.

Os verdadeiros progressistas são os conservadores. Querem um exemplo? O Papa Paulo VI declarou certa vez que "A Igreja é tenazmente conservadora". Esse mesmo papa, quando da primeira viagem tripulada à Lua, 🌙 saudou o evento com entusiasmo, referindo-se à Lua como o "planeta prateado" (não vá alguém com espírito de contradição dizer que a Lua é satélite e não planeta, pois o pontifice falou poeticamente).

Nós não somos nihilistas. Não aceitamos que se destrua em nome do progresso, de um falso progresso. Esses que atacam sistematicamente o conservadorismo e se trombeteiam progressistas não são progressistas, são esquerdistas.

Todos os grandes cientistas são conservadores. Einstein, Newton, Copérnico, Ampére, Pasteur, Galileu, Kepler, Humboldt, Plank, Mendel, Cristóvão Clavius, Roberto Landell de Moura, são todos conservadores. Max Plank, autor da seminal Teoria dos Quanta, era um cristão, assim como Alexis Carrel, Ampére, Jerome Lejeune e muitos outros, inclusive sacerdotes como Copérnico, Cristovão Clavius, Mendel, Landell de Moura e Georges Lemaitre.

Você não pode progredir sem conservar o que já existe. O progresso é o resultado lógico da conservação.

Se você quer construir um prédio de dez andares, como vai terminar se demolir os cinco primeiros? Você tem que conservar o que já existe, portanto para progredir você tem que conservar.

O contrário de conservar é destruir, o contrário de progredir é regredir. Os termos conservador e progressista portanto não são excludentes.

E viva o conservadorismo!

 

Rio de Janeiro, 25 de maio de 2023.