A ideia de que o Mundo é uma ilusão. ( Por Victor Rodrigues)

A ideia de que o Mundo é uma ilusão.

A distinção entre ilusão e realidade se desfaz por completo em Alice no país das maravilhas , de Lewis Carroll, em que tudo acaba se revelando, que toda aquela peripécia não passava de um sonho. Para Felipe Fernández Arresto, uma coisa é constatar que algumas percepções são ilusórias, outra coisa é suspeitar que todo mundo da experiência não passa de uma ilusão. Será tudo isso que nós vivemos é uma ilusão?

O que nós podemos saber é que certas culturas, proclamam um mundo espiritual em que a matéria é uma ilusão, como por exemplo, o Upanixade que é o fragmento da escritura hindu, que conta com uma arcaica e insistente inovação do pensamento indiano. Nele é possível perceber que o reinos dos sentidos é ilusório; o que significa isso? Simplesmente, que a ilusão e realidade engana. Tudo se torna ilusório, inclusive os sentidos, o Mundo é o sonho de Brama, ou seja, sua criação se dá através de seu sono. O problema é que o pensamento se torna enganoso, pois ocorre no corpo ou por meio dele, tendo seus sentidos comprometidos pela ilusão, não tem como escapar dela, mesmo os sentimentos mais puro são ilusórios por serem registrados por nervos e vísceras.

Arresto afirma que essa doutrina da ilusão modificou o modo de sentir o mundo de algumas pessoas . Isso incentivou o misticismo e o ascetismo; ofereceu argumentos com as quais se puderam justificar certas religiões e atacar outras. Chegou , pasmem! A alienar alguns pensadores da ciência e do secularismo

FERNÁNDEZ ARMESTO, Felipe, Ideias, Ed: Saraiva, São Paulo, 2007.

Victor Rodrigues RJ
Enviado por Victor Rodrigues RJ em 19/05/2023
Código do texto: T7792564
Classificação de conteúdo: seguro