A CRIAÇÃO.

" No princípio, criou Deus os céus e a terra"

( Gn 1,1 ).

Quando contemplamos o nascer do sol com todos os seus raios faiscantes multicoloridos, ficamos perplexos com tanta beleza, hipnotizados com tamanha perfeição. Logo pensamos na criação, naquele que fez essa maravilha que salta aos olhos. Permitam que eu vos fale um pouco da criação, começarei tecendo a respeito do DEUS DA CRIAÇÃO e contemplarei o texto citado acima: ( Gn1.1) abrangendo a primeira parte do versículo. Que desrespeito, 'no princípio', que explanar de forma resumida três pontos importantes aqui. Sendo assim, partimos para nossa meditação.

O DEUS DA CRIAÇÃO.

" No princípio" .

• Eis o primeiro ponto.

Esse princípio é o início de alguma coisa sem uma data definida, porém, nesse ponto de partida Deus já se revela a nós como um ser infinito, o eterno, auto existente, nunca houve um momento em que Deus não existisse. Como disse o salmista: "Antes que se originassem os montes e formasses o universo e a terra, de eternidade a eternidade, tu és Deus" (Sl 90.2). Nesse princípio ele é a causa primeira de tudo que existe, e está acima e independente de céus e terra. O universo é finito e insignificante diante de sua grandiosidade. Paulo nos revela algo simplesmente lindo no texto que se lê: " . porquanto nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou dominações, sejam governos ou poderes, tudo foi criado por Ele e para Ele.(Cl 1. 16)"

• Em um segundo ponto desse princípio.

Esse Deus maravilhoso se revela como um ser pessoal que criou Adão e Eva à sua imagem. Ou seja, somos semelhantes a ele. Deus não é semelhante aos animais da terra ou qualquer outra coisa, nada disso. Ele é igual a mim e a você. No céu não veremos o nosso criador com rosto de elefante ou de girafa, negativo, veremos um ser à semelhança nossa, porque somos à semelhança dele. Outra coisa importante para dizer é que Adão e Eva tinham comunhão e comunicação pessoal com esse Deus. Conforme Moisés revela em Gênesis: "Então Deus determinou: Façamos o ser humano à nossa imagem, de acordo com a nossa semelhança. Dominem eles sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais e todas as feras da terra, e sobre todos os pequenos seres viventes que se movem rente ao chão! (Gn. 1. 27).

• No terceiro ponto do princípio.

Esse Deus criador se revela como um ser moral, tudo quanto ele fez é bom, perfeito e sem pecado, não existem falhas na criação. Veja esse texto: " Então Deus contemplou toda a sua criação, e eis que tudo era muito bom. Houve, assim, a tarde e a manhã: esse foi o sexto dia. (Gn 1. 31)"

Assim foram criados o homem e a mulher, à imagem moral desse Deus perfeito e santo. No primeiro momento da existência do homem ele era perfeito em cada detalhe. Porém, o pecado entrou na existência perfeita tornando-a cheia de imperfeições por escolha errada do próprio homem. Isso se deu pela abertura que Eva dá para a serpente, deixando de ouvir a advertência de Deus para escutar Satanás. Paulo nos diz em sua carta aos Romanos: " Concluindo, da mesma forma como o pecado ingressou no mundo por meio de um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte foi legada a todos os seres humanos, porquanto todos pecaram. (Rm, 5. 12).

Esses três pontos competem ao princípio apenas. Há muito mais coisas a dizer, todavia, por hoje terminarei aqui. Na próxima meditação vou dar continuidade ao versículo e falar um pouco da segunda parte dele, compreendendo, "criou Deus". Falarei também da atividade da criação.

Desde já agradeço a todos pela atenção.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 12/05/2023
Código do texto: T7786655
Classificação de conteúdo: seguro