INQUISIÇÃO ESPANHOLA

A Inquisição Espanhola foi um tribunal eclesiástico instituído em 1478 pelos Reis Católicos, Isabel I de Castela e Fernando II de Aragão, com o objetivo de identificar, julgar e punir aqueles que eram acusados de heresia e outras práticas consideradas desviantes pela Igreja Católica. Durante a Inquisição Espanhola, milhares de pessoas foram perseguidas, julgadas e muitas vezes executadas por alegações de heresia, blasfêmia, apostasia, bruxaria, sodomia, bigamia e outras formas de comportamento considerado imoral ou ilegal pela igreja.

Inquisidor: É verdade que você não acredita em Deus?

Acusado: Eu não disse isso. Eu apenas não acredito que a Igreja seja a única autoridade em assuntos religiosos.

Inquisidor: Você está questionando a autoridade da Igreja Católica Romana?

Acusado: Eu não estou questionando a Igreja em si, apenas acredito que as pessoas devem ter o direito de pensar por si mesmas.

A Inquisição Espanhola foi particularmente brutal em relação aos judeus e muçulmanos que se converteram ao cristianismo, conhecidos como "conversos", que foram frequentemente acusados de praticar sua antiga fé em segredo e foram sujeitos a intensa vigilância e perseguição. A Inquisição Espanhola durou até meados do século XIX, embora tenha perdido grande parte de seu poder e influência no século XVIII. O tribunal também deixou um legado duradouro na história da Espanha, com muitos vendo-o como um símbolo de intolerância e opressão religiosa.

Inquisidor: Você é um judeu convertido?

Acusado: Sim, eu fui criado como judeu, mas me converti ao cristianismo há muitos anos.

Inquisidor: Então você renunciou à sua herança judaica e aceitou a fé cristã?

Acusado: Sim, eu aceitei o cristianismo, mas isso não significa que eu tenha renunciado à minha herança cultural e histórica.

A Inquisição Espanhola foi uma resposta à pressão política e religiosa na Espanha na época. No final do século XV, a Espanha estava unificando seus reino. Não é possível atribuir a culpa pela Inquisição Espanhola a uma única pessoa ou grupo. A criação da instituição foi uma decisão política tomada pelos monarcas espanhóis da época e contou com o apoio do Papa Sisto IV. O próprio clima político e religioso da época, que incluía tensões entre cristãos e muçulmanos, bem como conflitos religiosos dentro da própria Igreja Católica, contribuíram para a criação da Inquisição.

Inquisidor: Você foi visto conversando com um muçulmano na rua. O que estavam discutindo?

Acusado: Nós estávamos apenas conversando sobre assuntos cotidianos, não havia nada de particularmente religioso em nossa conversa.

Inquisidor: Você sabe que é ilegal conversar com um muçulmano? Eles são inimigos da Igreja Católica Romana.

Acusado: Eu não acredito que todos os muçulmanos sejam inimigos da Igreja, assim como nem todos os cristãos são aliados.

Esses são apenas exemplos que ilustram como as pessoas poderiam ter sido acusadas de heresia ou de outras violações da fé católica durante a Inquisição Espanhola. Muitas vezes, as pessoas eram perseguidas por causa de suas crenças ou por associarem-se com aqueles que a Igreja considerava "inimigos".

A Inquisição espanhola foi uma das maiores catástrofes associadas à Igreja, que ocorreu principalmente durante a Idade Média e teve como objetivo suprimir heresias e promover a ortodoxia religiosa. Durante esse período, muitas pessoas foram presas, torturadas e executadas por acusações de heresia, muitas vezes com base em evidências duvidosas ou falsas. A Inquisição foi uma das formas mais extremas de perseguição religiosa na história ocidental e causou sofrimento e morte para milhares de pessoas.

Outra catástrofe associada à Igreja foi o papel desempenhado por alguns membros da hierarquia católica na disseminação da intolerância e da violência contra judeus e outras minorias religiosas. Durante a Idade Média e além, os judeus foram frequentemente vítimas de pogroms e outras formas de violência instigadas por membros da Igreja, que os acusavam de matar Cristo e de outras heresias. É importante lembrar, no entanto, que nem todos os membros da Igreja compartilhavam essas opiniões e que muitos se opuseram ativamente a essas práticas. Além disso, ao longo da história, a Igreja também teve um papel importante na promoção da justiça social e na defesa dos direitos humanos.

A Inquisição Espanhola foi conduzida por uma variedade de figuras, incluindo inquisidores nomeados pela coroa espanhola e membros da Igreja Católica. O tribunal era responsável por investigar, julgar e punir aqueles que eram considerados hereges, incluindo judeus, muçulmanos, cristãos convertidos e outras pessoas que se desviavam da ortodoxia católica. Em resumo, a Inquisição Espanhola foi uma instituição complexa e multifacetada, e é difícil atribuir a culpa por sua criação e operação a um único indivíduo ou grupo.

.

.

.

Ronald Sá, é ator, dramaturgo, diretor e professor de teatro. Tem mais de 30 textos teatrais escritos, tanto infantil e adulto. Mora em São Luís do Maranhão. Começou a se interessar pelas letras desde criança. Formado em Artes Cênicas, tem um grupo de teatro na periferia da cidade maranhense, o Núcleo de Produção Teoria das Artes, no Anjo da Guarda, bairro cultural, celeiro de vários artistas. Atuou, escreveu e dirigiu 26 espetáculos. No momento, escreve sua primeira série e e seu primeiro livro sobre o mundo teatral.

Ronald Sá
Enviado por Ronald Sá em 07/05/2023
Código do texto: T7782345
Classificação de conteúdo: seguro