O Fiado

O Fiado.

Enquanto isso.

No dia a dia, na vida de um trabalhador...

- Bom dia seu Carlos.

- Bom dia!

- O dia esta lindo, bom pra praia, né?

- Com certeza!

- Seu Carlos, o que tem de bom?

- Cachorro Quente, Salgados, e agora, Feijoada.

- Me dê um pastel, e, quebra-queixo.

Neste dia simples, com conversas amenas, trocas de elogios, ele(a), despede-se:

- Tchau! Seu Carlos. Assim que receber te pago!

- Obrigado. Quando precisar.

As pessoas em questão, na maioria das vezes, nem perguntam, se pode, se vende, se...

As semanas vão passando, o consumo aumentando, entre uma fofoca e outra, conversas rotineiras, elogios mais insinuantes vão surgindo, a mente humana, precisamente aquelas simplórias, tem como o ápice do viver "Um rabo de saia.", então, entra na fase de excitação, euforia, relaxamento, e, alteração de percepção, logo, não percebe um oportunista de uma pessoa honesta...

Todos os seres tem em seu roteiro de vida, algumas frases corriqueiras para o ato.

- Eu sempre pago!

- Eu sou honesto, meus pais me ensinaram bem.

-Eu trabalho aqui, se eu não pagar, você sabe onde estou. E.t c...

A pessoa do outro lado no entanto, abalado pela vida regrada, que, com sacrifício, conseguiu armar sua tenda, querendo vender para levar o pão de cada dia, e, na euforia. Crê.

E, são tantos a comprar, com seus dotes aflorados...

O Religioso.

Aquele(a), que, põe Deus à sua frente, por esse motivo, sem contradições, são honestos...

O Trabalhador.

Aquele(a), que, sabe o valor de cada gota de suor, sem sequer batalhar tanto, nunca, em hipótese nenhuma, usa de má fé...

Os do mundo.

Aquele(a), que, sem pestanejar, rouba, mata, furta, etc... Sempre se valendo da nossa vil justiça...

O fim de mês...

Seu Carlos. Espera os compradores, fiéis consumidores do mês, animado, porque vai conseguir sanar seus débitos e assim continuar a viver...

- Oi seu Carlos.

- Oi Fulana(o). Veio pagar hoje?

- Sabe seu Carlos, não estou com cartão, nem dinheiro na mão, amanhã acertamos.

- Ok.

Seu Carlos, é uma dessas pessoas sem maldade, e, naquela hora, até por que, cativar o cliente faz parte do empreendedorismo. Consente com a cabeça...

A farpa.

- Bom dia seu Carlos, vou pegar uma bala ok.

- Fulana(o), você nem acertou o que devia!

- Eu vou pagar, nao preciso dar calote!

- Então, pague...

- Quanto é meu débito? Nessa hora, são exímios pagadores...

- R$ 200,00.

- Só isso, você esta fazendo essa zoada toda por estas porcarias.

Então, a pessoa sai com um ar de ofendida, quando na verdade foi a ofensora, seu Carlos,fica com o semblante de arrependimento, como se estivesse errado, quando tudo que fez foi:

"Cobrar o custo do seu trabalho."

Devemos nos olhar no espelho, aprofundar além da íris, ver como somos passíveis de ser usado, enganado, ludibriado, por tantos nossos. Então, se pergunte:

O que ganhamos com isso?

Pense apenas para si, e, se ainda achar vantajoso... Bom, tudo tem um preço!

Estes indivíduos, que, tem o péssimo habito de comprar FIADO, o criaram, pensando nas muitas outras, que, confiando se presta a ajudar...

Para quem não conhece, fiz esta seguinte leitura:

F. iz o

I diota de

A bestalhado

D oravante, usando a

O portunidade.

(Seu Carlos, é uma pessoa mão aberta, e, os oportunistas de onde trabalho, compra, e, não paga.)

Texto: O Fiado.

Autor: Osvaldo Rocha Jr.

Data: 02/04/2023 às 18:19

Osvaldo Rocha Jr
Enviado por Osvaldo Rocha Jr em 03/05/2023
Código do texto: T7778646
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.